Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Dia da Imunização reforça a necessidade de prevenção e proteção contra doenças

As vacinas fazem com que o sistema imunológico reaja e produza anticorpos necessários à defesa contra os agentes


As vacinas fazem com que o sistema imunológico reaja e produza anticorpos necessários à defesa contra os agentes - Gente de Opinião
As vacinas fazem com que o sistema imunológico reaja e produza anticorpos necessários à defesa contra os agentes

Hoje, 9 de junho, é celebrado o Dia da Imunização. A data busca conscientizar a população sobre a importância das vacinas e a necessidade de seguir os prazos do calendário vacinal de rotina para a probabilidade de contrair enfermidades como a caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.

Autoridades em saúde pública apontam que manter a vacinação em dia, inclusive na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.

Mesmo com tantos benefícios, a vacinação no Brasil vive um momento desafiador, onde a segurança e eficácia dos imunizantes têm sido contestadas, gerando queda acentuada nas coberturas vacinais e acendendo um alerta nas autoridades sanitárias brasileiras e também mundiais.

Para descentralizar a vacinação, foram planejadas ações em escolas, órgãos públicos, e outros espaçosPara descentralizar a vacinação, foram planejadas ações em escolas, órgãos públicos, e outros espaços

Em Porto Velho, a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem buscado alternativas para elevar a cobertura vacinal e proteger a população do adoecimento.

Em alusão ao Dia da Imunização, a Divisão de Imunização mobilizou toda equipe para planejar e executar as ações descentralizadas, entre elas estão: vacinação nas escolas, em órgãos públicos municipais, estaduais e federais, hospitais públicos e privados, conjuntos de moradias populares, mutirão nos distritos, entre outras atividades.

Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão, explica que a estratégia foi realizar o mês da imunização, intensificando o serviço de vacinação descentralizado. O resultado foi a aplicação de 5.100 vacinas aplicadas nas ações desenvolvidas até agora.

“O dia da imunização deve ser lembrado todos os dias, pois é uma forma de autocuidado e também preocupação com o próximo como família e amigos. As vacinas de rotina e campanha estão disponíveis nas unidades de saúde e devemos ter a consciência de que se não nos protegermos, doenças consideradas extintas podem voltar, como é o caso de sarampo e rubéola, por exemplo”.

A rede municipal disponibiliza 17 tipos de vacinas no calendário vacinal de rotina, que devem ser aplicadas desde o recém-nascido, criança, adolescente, adulto até o idosoA rede municipal disponibiliza 17 tipos de vacinas no calendário vacinal de rotina, que devem ser aplicadas desde o recém-nascido, criança, adolescente, adulto até o idoso

VACINAÇÃO DE ACAMADOS

O serviço de atendimento domiciliar é oferecido durante todo o ano para pessoas que possuem dificuldade de locomoção e não tem condições de custear o transporte até uma unidade de saúde. A equipe que realiza o serviço é composta por vacinadores, assistente social e enfermeiro.

VACINA DE ROTINA

É a que segue o calendário recomendado pelo Ministério da Saúde para que o paciente seja imunizado nas idades recomendadas. Em Porto Velho, a rede municipal disponibiliza 17 tipos de vacinas no calendário vacinal de rotina, que devem ser aplicadas desde o recém-nascido, criança, adolescente, adulto até o idoso. É importante que o cidadão cuide do cartão de vacina e verifique regularmente a necessidade de atualizar a proteção.

Além de serem vacinadas nas idades recomendadas pelo calendário do Ministério da Saúde, as pessoas também devem receber as vacinas oferecidas nas campanhas de vacinação. Isto é, uma não exclui a outra

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Acontece somente em determinado período do ano e tem como foco a prevenção de uma doença, como, por exemplo, a campanha contra a poliomielite e a campanha contra a gripe, que acontecem todo ano.

Em Porto Velho, a vacina contra a influenza e Covid-19 seguem disponíveis em todas as unidades de saúde, das 8h às 18h, exceto na Vila Princesa e Santo Antônio que vai de 8h às 12h. Saiba os endereços aqui.

Confira o Calendário Nacional de Vacinação indicado para cada fase da vida.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho passou a realizar na própria rede municipal o exame de DNA HPV, medida que promete reduzir significativamente o tempo de

Prefeitura de Porto Velho  agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Prefeitura de Porto Velho agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, a Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo no fortalecime

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)