Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Dia 31 Semusa inicia combate intesivo a Hanseníase




A secretaria municipal de Saúde (Semusa) começa segunda feira, 31, uma programação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, como forma de vencer o preconceito e mostrar que a doença tem cura e que o tratamento é indolor. De acordo com a coordenação municipal de hanseníase, da Semusa, as Unidades de Saúde da Família (USF) intensificarão as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da enfermidade.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um microorganismo que acomete principalmente, a pele e os nervos das extremidades do corpo. O tratamento é simples, completamente descentralizado e pode ser feito em todas as unidades de saúde, onde médicos e enfermeiros fazem o diagnóstico.

O medicamento é oferecido pelo Ministério da Saúde e distribuído ao doente após confirmação do diagnóstico, o tratamento não dói e pode durar de seis a doze meses, a depender da forma clínica da doença. “Só no ano passado foram detectados 105 novos casos da doença, dos quais, poucos são acompanhados pelos profissionais da rede municipal. Ainda que todas as unidades estejam preparadas para atender o usuário e promover a cura da doença, as pessoas acometidas do agravo é que precisam aderir ao tratamento para poder erradicar a doença”, alertou o secretario municipal de Saúde, Williames Pimentel.

Tipos

A hanseníase apresenta-se de dois tipos: paucibacilar (poucos bacilos), o tratamento é mais rápido, por meio de uma dose mensal supervisionada e ingestão diária de um comprimido, durante seis meses. A hanseníase multibacilar (muitos bacilos), cujo tratamento é feito em doze meses, sendo uma dose supervisionada por mês, além de outros dois remédios diários, por um ano.

Transmissão

A doença é transmitida por meio das vias aéreas, ou seja, quando uma pessoa infectada libera bacilo no ar, possibilitando o contágio devido ao um contato íntimo e freqüente. Como a maioria das pessoas é resistente ao bacilo, não adoece. Especialistas explicam que de dez doentes, um oferece risco de contaminação. A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen (micróbio), atacando normalmente a pele, os olhos e os nervos.

Sintomas

O bacilo de Hansen pode atingir vários nervos, principalmente dos braços e das pernas. As pessoas ficam com a sensação de areia nos olhos e a visão fica embaçada. O nariz pode ficar entupido com freqüência, com aparecimento de cascas e sangramentos. As pessoas devem ficar atentas quanto ao aparecimento de manchas vermelhas, amareladas ou esbranquiçadas, geralmente com diminuição da sensibilidade, podendo também aparecer caroços pelo corpo.

Preconceito

As pessoas acometidas pela hanseníase costumam esconder temendo a discriminação, aumentando assim o preconceito, principalmente porque acham que vão ficar isolados, como acontecia antigamente, quando a hanseníase era conhecida como lepra, mal de Lázaro, mal da pele ou mal do sangue. Hoje esse isolamento já não existe mais, e todas as pessoas doentes são tratadas em ambulatório, orientadas também a comparecer mensalmente à unidade de saúde, até o término do tratamento e sair curado.

Fonte: Aurimar Lima
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)