Segunda-feira, 22 de outubro de 2007 - 15h51
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta segunda-feira que é uma questão de tempo o vírus tipo 4 da dengue chegar ao Brasil:
- A dengue tipo 4 vai chegar, é só uma questão de quando vai chegar. Porque hoje com o encurtamento das distâncias, viagem de avião, comércio internacional, turismo, é praticamente impossível evitar que uma pessoa portadora do vírus 4 entre no Brasil - afirmou o ministro, lembrando que o tipo 4 não é o mais grave.
- Especialistas garantem que, mesmo que a doença entre agora, não seria um problema neste ano. Mas no ano que vem poderia haver um surto do tipo 4 - completou ele, durante encontro com sindicalistas da Força Sindical, em São Paulo.
Trata-se de uma variação do vírus da dengue com o qual os brasileiros ainda não tiveram contato, mas que já se manifestou em países que fazem fronteira com o Brasil, como a Venezuela. Três sorotipos da doença já são conhecidos dos brasileiros: o Den 1, o Den 2 e o Den 3. Atualmente, mais de 90% das pessoas que adquirem dengue são contaminadas pelo terceiro tipo de vírus.
Como não se pode eliminar o risco, o Ministério da Saúde tem feito o controle de casos da doença para detectar eventuais ocorrências do tipo 4, que pode ser trazido por turistas contaminados ou mosquitos transportados em cargas.
O governo federal já reconhece que há uma epidemia de dengue no país hoje, mas, se o tipo 4 conseguir cruzar a fronteira brasileira, a situação epidêmica pode ficar ainda mais grave. Apesar de todo o território nacional estar em perigo, existe atenção especial do governo com o Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do país.
Fonte: O Globo
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)