Segunda-feira, 22 de outubro de 2007 - 15h51
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta segunda-feira que é uma questão de tempo o vírus tipo 4 da dengue chegar ao Brasil:
- A dengue tipo 4 vai chegar, é só uma questão de quando vai chegar. Porque hoje com o encurtamento das distâncias, viagem de avião, comércio internacional, turismo, é praticamente impossível evitar que uma pessoa portadora do vírus 4 entre no Brasil - afirmou o ministro, lembrando que o tipo 4 não é o mais grave.
- Especialistas garantem que, mesmo que a doença entre agora, não seria um problema neste ano. Mas no ano que vem poderia haver um surto do tipo 4 - completou ele, durante encontro com sindicalistas da Força Sindical, em São Paulo.
Trata-se de uma variação do vírus da dengue com o qual os brasileiros ainda não tiveram contato, mas que já se manifestou em países que fazem fronteira com o Brasil, como a Venezuela. Três sorotipos da doença já são conhecidos dos brasileiros: o Den 1, o Den 2 e o Den 3. Atualmente, mais de 90% das pessoas que adquirem dengue são contaminadas pelo terceiro tipo de vírus.
Como não se pode eliminar o risco, o Ministério da Saúde tem feito o controle de casos da doença para detectar eventuais ocorrências do tipo 4, que pode ser trazido por turistas contaminados ou mosquitos transportados em cargas.
O governo federal já reconhece que há uma epidemia de dengue no país hoje, mas, se o tipo 4 conseguir cruzar a fronteira brasileira, a situação epidêmica pode ficar ainda mais grave. Apesar de todo o território nacional estar em perigo, existe atenção especial do governo com o Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do país.
Fonte: O Globo
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)