Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

DENGUE TIPO 4 VAI CHEGAR, É SÓ QUESTÃO DE TEMPO


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta segunda-feira que é uma questão de tempo o vírus tipo 4 da dengue chegar ao Brasil:
- A dengue tipo 4 vai chegar, é só uma questão de quando vai chegar. Porque hoje com o encurtamento das distâncias, viagem de avião, comércio internacional, turismo, é praticamente impossível evitar que uma pessoa portadora do vírus 4 entre no Brasil - afirmou o ministro, lembrando que o tipo 4 não é o mais grave.
- Especialistas garantem que, mesmo que a doença entre agora, não seria um problema neste ano. Mas no ano que vem poderia haver um surto do tipo 4 - completou ele, durante encontro com sindicalistas da Força Sindical, em São Paulo.
Trata-se de uma variação do vírus da dengue com o qual os brasileiros ainda não tiveram contato, mas que já se manifestou em países que fazem fronteira com o Brasil, como a Venezuela. Três sorotipos da doença já são conhecidos dos brasileiros: o Den 1, o Den 2 e o Den 3. Atualmente, mais de 90% das pessoas que adquirem dengue são contaminadas pelo terceiro tipo de vírus.
Como não se pode eliminar o risco, o Ministério da Saúde tem feito o controle de casos da doença para detectar eventuais ocorrências do tipo 4, que pode ser trazido por turistas contaminados ou mosquitos transportados em cargas.
O governo federal já reconhece que há uma epidemia de dengue no país hoje, mas, se o tipo 4 conseguir cruzar a fronteira brasileira, a situação epidêmica pode ficar ainda mais grave. Apesar de todo o território nacional estar em perigo, existe atenção especial do governo com o Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do país. 
Fonte: O Globo

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO

Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Com a expectativa de vida sete anos maior do que a dos homens, diagnósticos precoces podem evitar doenças silenciosas em mulheres

Com a expectativa de vida sete anos maior do que a dos homens, diagnósticos precoces podem evitar doenças silenciosas em mulheres

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)