Sexta-feira, 18 de abril de 2008 - 19h33
O Ministério Público de Rondônia, com o apoio de instituições das esferas municipal, estadual, federal e de entidades da sociedade civil organizada, deu a largada para uma grande ofensiva contra o Aedes aegypti. A Campanha "Porto Velho-Todos Contra Dengue" foi lançada na manhã desta sexta-feira (18/04), no auditório do MP, em Porto Velho.
Até o dia 26 deste mês, Ministério Público e parceiros cumprirão uma agenda de conscientização sobre as práticas de prevenção à doença. Já neste sábado, mais 80 mil residências devem ser visitadas por um grupo de dois mil voluntários, que, em mutirão, orientarão a comunidade a retirar de casa entulhos e objetos que possam acumular água.
Durante a solenidade de abertura da Campanha, o Procurador de Justiça Gilberto Barbosa, coordenador do projeto, destacou a necessidade de serem implementadas ações para o enfrentamento da dengue na Capital. Para ele, a redução dos índices da doença só será possível com uma atuação inteligente e integrada, através de posturas firmes e objetivas. "É importante que cada um faça a sua parte nesta difícil tarefa de combater a doença", afirmou.
"Porto Velho - Todos Contra a Dengue" é uma iniciativa do MP, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível), dirigido por Gilberto Barbosa, mas a idéia conta com o apoio de 40 parceiros. Presente ao ato de lançamento, o Secretário de Estado de Saúde, Milton Luiz Moreira, ressaltou a importância de se reunir a sociedade para que seja feito um trabalho conjunto. O Prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, elogiou a atuação do MP e afirmou que o Município empregará 520 pessoas nos trabalhos. O ato de lançamento da Campanha contou ainda com a presença de estudantes, militares e técnicos da área de saúde, que assistiram a palestras sobre o vírus da dengue e medidas preventivas da doença.
A programação da Campanha segue neste sábado com um mutirão nas áreas de maior incidência da dengue. As equipes percorrerão os bairros e orientarão os moradores a retirar das residências entulhos que servem de criadouro para o mosquito. O material descartado será recolhido pelo serviço de coleta da Prefeitura na segunda-feira (21/04). Os voluntários se concentrarão a partir das 7h30 em cinco pontos de apoio: Ministério Público de Rondônia, Escola Eduardo Lima e Silva, Departamento de Controle de Zoonoses,Centro de Saúde Meu Pedacinho de Chão e Faculdades São Lucas.
Dados
As notificações de dengue em Porto Velho colocam a cidade em uma situação preocupante. De janeiro a março deste ano, já foram identificados 1.610 casos da doença. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a cada 100 mil habitantes, 300 casos são notificados. A Semusa informa que o número de notificações vem reduzindo. Apesar disso, a situação ainda é considerada grave.
Fonte: Ascom MPRO - Juliane Bandeira DRT 808-RO
Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos
Saúde e vida transformadas através do apoio da Prefeitura de Porto Velho. Essa é a história de José Ribamar, que há dois anos esperava por uma cirurgi
Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final
A reforma no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) é um grande exemplo do compromisso da gestão do governador Marcos Rocha co
Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho
A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do
Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia
O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú