Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Dengue: em 24 horas, hospital de campanha no DF faz 753 atendimentos

Até agora, 11 óbitos pela doença foram confirmados no Distrito Federal


Foto: Fabio Rodrigues - Pozzebom - Gente de Opinião
Foto: Fabio Rodrigues - Pozzebom

Em seu primeiro dia de funcionamento, o hospital de campanha do Distrito Federal, montado em Ceilândia para atender especificamente casos de suspeita de dengue, realizou um total de 753 procedimentos, incluindo 225 exames laboratoriais. Dados da Força Aérea Brasileira (FAB), que encabeça os cuidados no local, mostram que cinco casos da doença foram confirmados na segunda-feira (5).

Instalado ao lado da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) I da região, o espaço tem capacidade para acomodar 600 pessoas e conta com estrutura para exames e hidratação intravenosa, com funcionamento 24h. O hospital de campanha se soma à uma rede de 176 unidades básicas de saúde e nove tendas instaladas em localidades com alto índice de pacientes. Os espaços funcionam todos os dias das 9h às 19h.

Boletim epidemiológico com dados atualizados até 3 de fevereiro contabiliza 46.298 casos prováveis de dengue no Distrito Federal. O número, de acordo com a Secretaria de Saúde, representa aumento de 1.120,6% em relação aos casos prováveis registrados no mesmo período do ano passado. Até o momento, 11 óbitos pela doença foram confirmados.

A maior parte dos casos prováveis se concentra em pessoas com idade entre 20 e 29 anos, com incidência de cerca de 1,7 mil ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem os idosos de 80 a 89 anos e de 70 a 79 anos, com 1,68 mil casos por 100 mil habitantes e 1,66 mil registros por 100 mil habitantes, respectivamente.

No momento, cinco regiões administrativas acumulam 43,5% dos casos no Distrito Federal: Ceilândia (9.925), Sol Nascente/Pôr do Sol (2.704), Taguatinga (2.692), Samambaia (2.461) e Brazlândia (2.351).

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho passou a realizar na própria rede municipal o exame de DNA HPV, medida que promete reduzir significativamente o tempo de

Prefeitura de Porto Velho  agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Prefeitura de Porto Velho agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, a Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo no fortalecime

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)