Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 - 18h09
Paula Laboissière
Agência Brasil
Brasília – Nove municípios do Amazonas estão em estado de emergência por causa do alto índice de casos de dengue. Manaus, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Tefé, Coari, Codajás e Itacoatiara ainda precisam definir planos emergenciais para combater a doença.
De acordo com o governo do Amazonas, a associação do número de casos com o índice de infestação no mês de janeiro em todos os nove municípios indica gravidade epidemiológica e exige atuação imediata.
O último boletim epidemiológico do estado revela que, desde 1º de janeiro, foram notificados 4.671 casos de dengue, sendo 1.173 confirmados. O número de notificações já alcança o total de casos confirmados em 2010 (4.182) e representa a metade dos registros de 2008 (8,5 mil). O Amazonas confirmou ainda seis mortes por dengue.
Manaus é o município com o maior número de notificações (3.082), além de 1.161 casos confirmados. Em Tefé, as notificações chegaram a 526, embora haja apenas um caso confirmado da doença. Em Coari, há 185 casos notificados e em Lábrea, 170.
Os planos emergenciais devem considerar o cenário atual e conter estratégias para intensificar as ações nas áreas de vigilância epidemiológica, atenção ao paciente, controle do mosquito, mobilização social, notificação de casos, capacitação de pessoal, interação institucional e coleta de lixo.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)