Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 - 18h09
Paula Laboissière
Agência Brasil
Brasília – Nove municípios do Amazonas estão em estado de emergência por causa do alto índice de casos de dengue. Manaus, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Tefé, Coari, Codajás e Itacoatiara ainda precisam definir planos emergenciais para combater a doença.
De acordo com o governo do Amazonas, a associação do número de casos com o índice de infestação no mês de janeiro em todos os nove municípios indica gravidade epidemiológica e exige atuação imediata.
O último boletim epidemiológico do estado revela que, desde 1º de janeiro, foram notificados 4.671 casos de dengue, sendo 1.173 confirmados. O número de notificações já alcança o total de casos confirmados em 2010 (4.182) e representa a metade dos registros de 2008 (8,5 mil). O Amazonas confirmou ainda seis mortes por dengue.
Manaus é o município com o maior número de notificações (3.082), além de 1.161 casos confirmados. Em Tefé, as notificações chegaram a 526, embora haja apenas um caso confirmado da doença. Em Coari, há 185 casos notificados e em Lábrea, 170.
Os planos emergenciais devem considerar o cenário atual e conter estratégias para intensificar as ações nas áreas de vigilância epidemiológica, atenção ao paciente, controle do mosquito, mobilização social, notificação de casos, capacitação de pessoal, interação institucional e coleta de lixo.
Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré
Segue a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, respo
ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques
No último final de semana, a equipe da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve no município de Costa Marques para mais u
O governador Marcos Rocha tem reafirmado o compromisso de sua gestão com a ampliação do acesso à saúde de qualidade para todos os rondonienses. Uma
Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, no sábado (14), uma grande ação de triagem na Praça CEU, loca