Quinta-feira, 23 de agosto de 2018 - 14h57
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) realizou 39 investigações de suspeita de sarampo na capital desde o mês de junho. Desse montante, apenas o caso de um bebê de 9 meses foi confirmado, outros três ainda aguardam o resultado dos exames, que são feitos fora do estado, e 35 deles foram descartados.
“Em todos esses casos, nós realizamos o bloqueio vacinal de imediato, sem esperar o resultado dos exames, conforme a situação do cartão de vacina daqueles que tiveram contato com a pessoa sob suspeita, explicou Elizeth Gomes, gerente de Imunização do Departamento de Vigilância em Saúde da Semusa.
A diretora da Vigilância em Saúde, Régia Pacheco, frisou também que no processo de investigação, enquanto é feita a imunização, os técnicos realizam a busca ativa, ou seja, passam de casa em casa para alertar, orientar e identificar possíveis contaminações.
Tríade do sarampo
O sarampo é uma doença viral infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância, porém, nem toda dermatose, mancha que aparece no corpo, é sarampo. “A doença tem peculiaridades como febre, tosse e conjuntivite”, explicou o coordenador Municipal de Doenças Exantemáticas, César Augusto Bezerra.
-As manchas vermelhas começam pelo rosto, depois tórax e se alastram pelos membros inferiores.
Sintomas
-As manchas não coçam
-Mancha na garganta visível ao exame clínico.
- E apresentar a tríade - febre, tosse e conjuntivite
Telefone para contato
Para suspeita ou dúvidas a população pode ligar no Centro de Informações Estratégicas em vigilância em Saúde (CIEVS): (69)3901-2835 ou 98473-7909.
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO
Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)