Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Curso do Cremero alerta médicos sobre males do Pulmão


O quarto módulo do Curso de Educação Médica Continuada, promovido no final de semana (dias 08 e 09) pelo Conselho Regional de Medicina (Cremero), lançou um alerta aos médicos de Rondônia quanto aos males do pulmão, com ênfase em pneumologia, e apresentou novas soluções para algumas doenças provocadas principalmente pelo fumo.

O curso faz parte das atividades desenvolvidas mensalmente pelo Cremero em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que objetivam reavivar conhecimentos e apresentar novas formas de lidar com antigas doenças, inclusive desmistificando alguns casos.

Para este módulo, que inicia o ciclo sobre clínicas médicas, a Coordenadora do evento, médica Inês Motta de Morais, convidou os médicos pneumologistas Mário Sérgio Fonseca e Ana Carla Campelo Duarte, do Amazonas. No curso, realizado no auditório do Cremero, na avenida Costa e Silva, bairro Liberdade, os palestrantes deram dicas de tratamento e alertaram sobre as possíveis causas e sintomas da asma brônquica, pneumonias adquiridas na comunidade, bronquite crônica e enfisema pulmonar, bronquites agudas, síndrome do desconforto respiratório do adulto, derrames pleurais, tuberculose e hemoptise.

Segundo a professora e médica Ana Carla Campelo, muitas pessoas desenvolvem males do pulmão devido ao contado excessivo com fumaças e poeira. "A maioria dos casos ocorrem no interior, onde muitas pessoas ainda cozinham à lenha. Quem trabalha nos seringais e na mata também adquirem as doenças respiratórias devido contado direto com a fumaça na defumação da borracha e o uso do tabaco como forma de espantar mosquitos", destaca.

Mário Sérgio Fonseca explica que por ser uma região onde as queimadas e poeira são uma constante, a região Norte deve apresentar muitos casos de males de pulmão. Segundo ele, os males são agravados pelo uso do cigarro. "Muita pessoas que sofrem de doenças cardio-respiratórias se surpreendem por ter contraído o mal. Alguns alegam ter parado de fumar a 20 ou 30 anos, mas o que eles não sabem, ou fingem não saber, é que a ação do fumo e seus males no organismo são irreversível", explica Fonseca.

O curso

Pelo menos 40 médicos do interior e da capital participam do Curso de Educação Médica Continuada que, dividido em módulos mensais, acontece até dezembro. O clínico geral Gean Negreiros da rede municipal de Porto Velho diz que o curso é muito produtivo, principalmente por ser realizado na Capital. "Se fosse em outro local acho que não poderia participar, devido à falta de tempo", destaca.

O profissionalismo e o preparo dos professores são destaques na opinião da ginecologista Lívia Montenegro. Segundo ela, o curso é altamente esclarecedor e reúne qualidades dignas de um curso de especialização. "Os professores são altamente qualificados, dominam o assunto e têm uma clareza muito grande nas explicações. Isso tudo engrandece o curso e anima os participantes", explica.

O clínico geral Marcelo Bastos, que também participa do curso, diz concordar com a opinião de Lívia Montenegro e acrescenta que o curso está conseguindo cumprir com sua proposta que é reciclar velhos conhecimentos e apresentar novas propostas de tratamento à algumas endemias.

Para fixação dos assuntos apresentados durante as aulas, o Cremero disponibiliza gratuitamente CDs com todo o conteúdo das palestras. "Nosso objetivo é que o médico realmente se atualize, podendo inclusive revisar as aulas em casa ou no escritório", enfatiza a vice-presidente do Cremero, médica Inês Motta de Morais.

Fonte:  Cremero


Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa realiza abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Porto Velho

Semusa realiza abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra

Homens e mulheres de Alvorada e Castanheiras são atendidos por mais uma campanha preventiva da ASSDACO

Homens e mulheres de Alvorada e Castanheiras são atendidos por mais uma campanha preventiva da ASSDACO

Neste final de semana, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realizou mais uma campanha de prevenção ao câncer. Desta vez,

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)