Porto Velho (RO) sábado, 31 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Curso do Cremero alerta médicos sobre males do Pulmão


O quarto módulo do Curso de Educação Médica Continuada, promovido no final de semana (dias 08 e 09) pelo Conselho Regional de Medicina (Cremero), lançou um alerta aos médicos de Rondônia quanto aos males do pulmão, com ênfase em pneumologia, e apresentou novas soluções para algumas doenças provocadas principalmente pelo fumo.

O curso faz parte das atividades desenvolvidas mensalmente pelo Cremero em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que objetivam reavivar conhecimentos e apresentar novas formas de lidar com antigas doenças, inclusive desmistificando alguns casos.

Para este módulo, que inicia o ciclo sobre clínicas médicas, a Coordenadora do evento, médica Inês Motta de Morais, convidou os médicos pneumologistas Mário Sérgio Fonseca e Ana Carla Campelo Duarte, do Amazonas. No curso, realizado no auditório do Cremero, na avenida Costa e Silva, bairro Liberdade, os palestrantes deram dicas de tratamento e alertaram sobre as possíveis causas e sintomas da asma brônquica, pneumonias adquiridas na comunidade, bronquite crônica e enfisema pulmonar, bronquites agudas, síndrome do desconforto respiratório do adulto, derrames pleurais, tuberculose e hemoptise.

Segundo a professora e médica Ana Carla Campelo, muitas pessoas desenvolvem males do pulmão devido ao contado excessivo com fumaças e poeira. "A maioria dos casos ocorrem no interior, onde muitas pessoas ainda cozinham à lenha. Quem trabalha nos seringais e na mata também adquirem as doenças respiratórias devido contado direto com a fumaça na defumação da borracha e o uso do tabaco como forma de espantar mosquitos", destaca.

Mário Sérgio Fonseca explica que por ser uma região onde as queimadas e poeira são uma constante, a região Norte deve apresentar muitos casos de males de pulmão. Segundo ele, os males são agravados pelo uso do cigarro. "Muita pessoas que sofrem de doenças cardio-respiratórias se surpreendem por ter contraído o mal. Alguns alegam ter parado de fumar a 20 ou 30 anos, mas o que eles não sabem, ou fingem não saber, é que a ação do fumo e seus males no organismo são irreversível", explica Fonseca.

O curso

Pelo menos 40 médicos do interior e da capital participam do Curso de Educação Médica Continuada que, dividido em módulos mensais, acontece até dezembro. O clínico geral Gean Negreiros da rede municipal de Porto Velho diz que o curso é muito produtivo, principalmente por ser realizado na Capital. "Se fosse em outro local acho que não poderia participar, devido à falta de tempo", destaca.

O profissionalismo e o preparo dos professores são destaques na opinião da ginecologista Lívia Montenegro. Segundo ela, o curso é altamente esclarecedor e reúne qualidades dignas de um curso de especialização. "Os professores são altamente qualificados, dominam o assunto e têm uma clareza muito grande nas explicações. Isso tudo engrandece o curso e anima os participantes", explica.

O clínico geral Marcelo Bastos, que também participa do curso, diz concordar com a opinião de Lívia Montenegro e acrescenta que o curso está conseguindo cumprir com sua proposta que é reciclar velhos conhecimentos e apresentar novas propostas de tratamento à algumas endemias.

Para fixação dos assuntos apresentados durante as aulas, o Cremero disponibiliza gratuitamente CDs com todo o conteúdo das palestras. "Nosso objetivo é que o médico realmente se atualize, podendo inclusive revisar as aulas em casa ou no escritório", enfatiza a vice-presidente do Cremero, médica Inês Motta de Morais.

Fonte:  Cremero


Mais Sobre Saúde

UPA começa a realizar exames de ultrassonografia em Jaci-Paraná

UPA começa a realizar exames de ultrassonografia em Jaci-Paraná

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaci-Paraná inicia no dia 3 de novembro, os atendimentos para exames de ultrassonografia. Neste primeiro mo

Cremero leva homenagens aos Heróis da Medicina de Guajará Mirim e região

Cremero leva homenagens aos Heróis da Medicina de Guajará Mirim e região

Encerrando as viagens de entrega de homenagens aos Heróis da Medicina no interior do Estado, a Diretoria do Conselho Regional de Medicina de Rondôni

Lute como uma garota

Lute como uma garota

Acontecerá no Colégio Tiradentes da Polícia Militar - CTPM I a live "LUTE COMO UMA GAROTA".Será através da plataforma Google Meet - O evento será hoje