Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Curso de artes plásticas melhora autoestima de pacientes hipertensos e diabéticos


Com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes hipertensos e diabéticos que recebem tratamento médico na policlínica José Adelino da Silva, no bairro Ulysses Guimarães, zona Leste de Porto Velho, a prefeitura inseriu um grupo de idosos no projeto Arte de Todos. Por meio do curso de artes plásticas, sob a responsabilidade da Fundação Cultural Iaripuna, o Município pretende melhorar a autoestima do grupo, contribuindo para com o estado emocional dessas pessoas.

A coordenadora do Arte de Todos, Arlene Bastos (Leninha), declarou que a princípio, um grupo de 15 idosas, com idades entre 60 a 80 anos, moradoras dos bairros Ulysses Guimarães e Marcos Freire participam do curso que foi idealizado em parceria com a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) que atua na unidade de saúde José Adelino. “A arte pode ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de vida dessas pessoas, associada ao tratamento que estão recebendo”, observou.

Conforme a instrutora do curso, Maria José Saraiva, as idosas estão muito animadas e entusiasmadas com a nova experiência. “Muitas delas não são alfabetizadas e nunca haviam desenhado. Estão adorando a nova atividade e dizem que a arte ajuda a esquecer os problemas, inclusive a doença”, comentou. O curso começou no dia oito de maio e segundo Maria José, as alunas já demonstram habilidades técnicas com o pincel.

Na avaliação da instrutora, que há cinco anos trabalha no projeto da Fundação Iaripuna, a arte contribuiu de forma decisiva para melhorar a saúde física, mental e emocional. “A arte melhora a autoestima das pessoas e faz com que se sintam valorizadas e prestigiadas pela sociedade, ainda mais os idosos, que às vezes passam muito tempo sozinhos e sem ocupação”, disse.

As aulas do curso de artes plásticas para o grupo de idosas são ministradas todas as terças-feiras, das 8h às 10h30min, em uma das salas da Policlínica José Adelino. A ideia é formar novas turmas a cada dois meses. O mesmo curso é realizado no Centro de Convivência do Idoso.

Outros

Também através da Fundação Iaripuna, a prefeitura realiza curso de balé aos sábados, das 9h às 11 h, na sede da Associação São Tiago Maior, à Rua Mané Garrincha, bairro Socialista, na região Leste de Porto Velho. Cerca de 30 crianças, com idades entre 7 e 11 anos participam. No dia 4 de junho, às 8h30min, começará o curso de manicure e pedicure na Associação Carnavalesca Furacão da zona Sul. No dia seguinte, no mesmo local, terá início o curso de flores de garrafa peti.

Fonte:  Augusto José


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

O médico Marcos Berti Cavalcanti, que há 19 anos atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, integra a f

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

O Tribunal de Justiçad e Rondôpnia, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realiza nesta sexta-feira, 10 de maio, das 12

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)