Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Crianças do setor de oncologia do Hospital de Base, em Porto Velho, recebem a visita de heróis da Marvel e DC


Heróis do Bem de São Paulo fizeram uma verdadeira festa ao visitar o setor de oncologia pediátrica do Hospital de Base em Porto Velho - Gente de Opinião
Heróis do Bem de São Paulo fizeram uma verdadeira festa ao visitar o setor de oncologia pediátrica do Hospital de Base em Porto Velho

 A chegada do Capitão América, do Batman e da Mulher Maravilha transformou o setor de oncologia pediátrica do Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho, na manhã desta sexta-feira (4), em uma verdadeira festa. As crianças internadas em tratamento médico esqueceram o ambiente hospitalar e se divertiram com os super-heróis e ainda ganharam de presentes os famosos “cabelos mágicos”, uma toquinha que aparenta uma peruca.

O grupo Heróis do Bem é de São Paulo e é formado por voluntários que se vestem como personagens da Marvel e da DC que crianças são fãs e visitam hospitais para levar alegria a pacientes pediátricos com câncer e também a seus familiares e profissionais. O grupo é liderado por Rogério Ferroni, que interpreta o Capitão América.

Os personagens vieram a Rondônia a convite do empresário Glayton Provenzano, que acompanhava o trabalho do grupo pelo Instagram. “Fiz o convite e eles aceitaram e 25 dias depois eles estão aqui trazendo um pouco de alegria a essas crianças”, disse que o empresário.

 Glayton teve câncer e passou por tratamento com quimioterapia, está curado, mas sabe que é um tratamento longo e difícil e por isso teve a ideia de contribuir para melhorar a vida de que está passando pelo tratamento, principalmente as crianças e suas famílias. Para trazer o grupo ele contou com a parceria de outros empresários de Porto Velho, a quem ele agradeceu.

Danilo Mota, de 8 anos, acabou de dar entrada no setor de oncologia pediátrica depois de ficar internado no Hospital Infantil Cosme e Damião. Ele foi surpreendido pela visita dos super-heróis. “O Capitão América disse pra eu tomar bastante soro pra eu ficar grande e forte igual a ele”, contou. A mãe de Danilo, Maria Sales, disse que a visita dos super-heróis trouxe alegria ao filho que estava tristinho.

Além das crianças, familiares e profissionais do hospital todos querem chegar perto e fazer fotos com os personagens, que fazem questão de atender um por um com todo carinho. O momento de maior emoção foi quando o Capitão América, o Batman e a Mulher Maravilha começaram a presentear as crianças com uma toquinha de lã, que se assemelha a uma peruca, que eles chamam de cabelo mágico. Muitas crianças perdem os cabelos durante o tratamento de quimioterapia ou de radioterapia.
Tratamento

O setor do oncologia pediátrica do Hospital de Base de Porto Velho começou a funcionar no dia 5 de março de 2005. Segundo o médico de coordenador técnico, Robson Cardoso Machado Yaluzan, hoje são tratadas no hospital cerca de 50 crianças e adolescentes com idade de oito meses a 17 anos. São pacientes dos de Rondônia, Acre, do baixo Amazonas (Humaitá) e da Bolívia.

O médico Robson Cardoso explica que Rondônia tem um alto índice de registro de câncer, mais do que em outros estados e a maior incidência da doença é a leucemia. “Mas o índice de cura também é considerado alto, 90% dos pacientes ficam curados, os outros 10% infelizmente perdemos, pois geralmente quando chegam aqui a doença já está em estágio muito adiantado e o quadro irreversível”, afirmou.

Antes da implantação do setor do oncologia pediátrica do Hospital de Base todos os pacientes de Rondônia tinham que buscar tratamento em outros estados e como o tratamento leva de 1 a 3 anos em média, muitas famílias acabavam se desfazendo, sem falar o alto custo para as famílias e para o governo. Recentemente foi implantado também um setor de oncologia pediátrica no Hospital Regional de Cacoal, com isso as famílias dos pacientes conseguem ficar mais próximas de suas casas e familiares.

Gente de OpiniãoSábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

Gente de Opinião Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)