Segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 12h11
Desde 2006 quando se iniciou o Programa de planejamento familiar já foram realizadas mais de 4200 cirurgias de vasectomia e laqueadura. A diretora da maternidade, a médica Ida Peréa, explica que vasectomia é um procedimento eficaz, rápido e indolor, os homens que buscam esse procedimento são orientados sobre os riscos e benefícios da vasectomia. “A cirurgia é realizada em menos de 10 minutos e após o procedimento o homem já pode ir para casa sem a necessidade de internação e após alguns dias de repouso já pode realizar suas atividades cotidianas normalmente”, observou.
Em contra ponto a laqueadura no caso da mulher é um procedimento mais longo e dolorido, explica ela, além de se ter a necessidade de internação e o repouso é maior.
Novo Cenário
Os homens cada vez mais conscientes das necessidades de manter uma família têm optado por fazer a cirurgia de vasectomia, pois os mesmos se mostram preocupados com o bem estar de suas parceiras e, portanto, estão optando por fazer o procedimento. “Podemos perceber isso com um comparativo dos três primeiros meses de 2011 onde foram realizadas cinqüenta e cinco vasectomias; já no início do ano setenta procedimentos foram realizadas; em 2011, cento e uma mulheres realizaram laqueadura e 2012 oitenta mulheres já passaram pela cirurgia”, apontou a médica.
Serviço Gratuito
A laqueadura e a vasectomia são procedimentos oferecidos gratuitamente na Maternidade Municipal. “Esse sempre foi o objetivo do prefeito Roberto Sobrinho que é atender as pessoas mais carentes da população e lhes oferecer tratamento de qualidade”, destacou Ida Peréa.
O casal que decide realizar a vasectomia ou a laqueadura passa por um grupo de triagem onde as dúvidas mais frequentes são esclarecidas e só após esse atendimento a cirurgia é agendada. “Nesse período de espera o homem ainda pode desistir da cirurgia. Esse prazo é dado para que seja uma decisão consciente do casal, pois após o procedimento as chances de reversão são pequenas”, finalizou a diretora da Maternidade Dr. Ida Peréa.
Fonte: Dandara Carvalho
Foto: Quintela
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)