Segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 12h11
Desde 2006 quando se iniciou o Programa de planejamento familiar já foram realizadas mais de 4200 cirurgias de vasectomia e laqueadura. A diretora da maternidade, a médica Ida Peréa, explica que vasectomia é um procedimento eficaz, rápido e indolor, os homens que buscam esse procedimento são orientados sobre os riscos e benefícios da vasectomia. “A cirurgia é realizada em menos de 10 minutos e após o procedimento o homem já pode ir para casa sem a necessidade de internação e após alguns dias de repouso já pode realizar suas atividades cotidianas normalmente”, observou.
Em contra ponto a laqueadura no caso da mulher é um procedimento mais longo e dolorido, explica ela, além de se ter a necessidade de internação e o repouso é maior.
Novo Cenário
Os homens cada vez mais conscientes das necessidades de manter uma família têm optado por fazer a cirurgia de vasectomia, pois os mesmos se mostram preocupados com o bem estar de suas parceiras e, portanto, estão optando por fazer o procedimento. “Podemos perceber isso com um comparativo dos três primeiros meses de 2011 onde foram realizadas cinqüenta e cinco vasectomias; já no início do ano setenta procedimentos foram realizadas; em 2011, cento e uma mulheres realizaram laqueadura e 2012 oitenta mulheres já passaram pela cirurgia”, apontou a médica.
Serviço Gratuito
A laqueadura e a vasectomia são procedimentos oferecidos gratuitamente na Maternidade Municipal. “Esse sempre foi o objetivo do prefeito Roberto Sobrinho que é atender as pessoas mais carentes da população e lhes oferecer tratamento de qualidade”, destacou Ida Peréa.
O casal que decide realizar a vasectomia ou a laqueadura passa por um grupo de triagem onde as dúvidas mais frequentes são esclarecidas e só após esse atendimento a cirurgia é agendada. “Nesse período de espera o homem ainda pode desistir da cirurgia. Esse prazo é dado para que seja uma decisão consciente do casal, pois após o procedimento as chances de reversão são pequenas”, finalizou a diretora da Maternidade Dr. Ida Peréa.
Fonte: Dandara Carvalho
Foto: Quintela
Entre os anos de 2020 e 2024, o governo de Rondônia investiu o valor de R$ 5.608.983,25 milhões em obras estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pin
Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou uma ação integrada realizada na segunda-feira (5) entre os estados do Amazonas, Rondônia e Acre que
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação