Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero leva homenagens aos Heróis da Medicina de Guajará Mirim e região


Cremero leva homenagens aos Heróis da Medicina de Guajará Mirim e região - Gente de Opinião

Encerrando as viagens de entrega de homenagens aos Heróis da Medicina no interior do Estado, a Diretoria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) se reuniu na manhã do último sábado (24), com os médicos da cidade de Guajará Mirim para celebrarem juntos o Dia do Médico, comemorado no dia 18 de Outubro. Na ocasião, o presidente do Cremero, Dr. Robinson Machado, contou sobre as ações do Conselho desde o início da pandemia relacionados a cidade de Guajará Mirim.

Dentre elas, o presidente destacou as dificuldades de falta de insumos e a pressão dos órgãos e prefeitura de contratar profissionais sem CRM em caráter emergencial. “Colocamos nosso jurídico a frente dessa questão gravíssima que foi a cogitação de colocar pessoas sem registro profissional para atenderem nossos pacientes. Entramos em contato com o Ministério Público do Trabalho para explicar em detalhes os riscos dessa atitude e felizmente conseguimos conter tal ação”, acrescentou.

Durante as reuniões que também ocorreram entre Conselhos Regionais de Medicina, Conselho Federal de Medicina e Ministério da Saúde, a cidade de Guajará Mirim sempre era lembrada com a mesma prioridade. “Oficializamos o Ministério da Saúde para a necessidade urgente da presença da Força Tarefa Nacional em nosso Estado e este município tinha atenção especial para ser contemplado frente às problemáticas. Entretanto, infelizmente nossos poderes são limitados e apesar de todos esforços sabemos que pouca coisa foi efetivada. Mas o que toda nossa Diretoria gostaria de reforçar é que dentro das nossas competências estamos sempre agindo e lutando incansavelmente para garantir o respeito e o trabalho digno de todos estes profissionais”, reforçou Dr. Robinson Machado.

Guajará Mirim mais perto do Cremero

De acordo com a primeira vice-presidente Dra. Ellen Santiago, responsável pela coordenação do Mês do Médico, de forma alguma Guajará Mirim deixaria de estar entre as cidades visitadas. “Quisemos vir aqui e olhar pessoalmente para esses colegas e expressar nossa gratidão por tudo que fizeram neste ano e na história da região. Assim como as demais cidades distantes da nossa capital, o Cremero tem buscado reduzir barreiras e estar lado a lado de todos médicos de Rondônia”, garantiu Dra. Ellen Santiago.

No auditório da Associação Comercial e Industrial do município, eles também puderam participar de uma palestra de Ética Médica ministrada pelo Secretário Geral do Conselho, Dr. Spencer Vaiciunas. A transmissão da solenidade já está disponível no canal do YouTube Cremerooficial.  

Mais Sobre Saúde

Justiça defere liminar suspendendo paralisação dos servidores da saúde

Justiça defere liminar suspendendo paralisação dos servidores da saúde

Em razão da pandemia da Covid-19, o Governo, por intermédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), propositou ação, junto ao Tribunal de Justiça de Ro

Campanhas de vacinação entram na reta final com baixa adesão da população de Porto Velho

Campanhas de vacinação entram na reta final com baixa adesão da população de Porto Velho

As campanhas de multivacinação, sarampo e poliomielite chegam na reta final com baixa procura da população de Porto Velho. Crianças e adolescentes m