Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008 - 22h33
Tendo em vista o aperfeiçoamento médico como forma de melhorar o atendimento na saúde pública de Rondônia, o Cremero (Conselho Regional de Medicina de Rondônia) inicia nesta sexta-feira (dia 08) a segunda edição do Curso de Educação Médica Continuada.
A presidente em exercício do CRM, médica Inês Motta, diz que este ano o evento traz uma novidade. O curso será dividido em módulos mensais. Mas, diferentemente do ano passado, serão realizadas duas etapas a cada mês. Neste primeiro módulo trabalharemos assuntos concernentes à pediatria e a geriatria, enfatiza.
Representando o Conselho Federal de Medicina, principal incentivador do curso, o médico Hiran Gallo, tesoureiro do CFM, explica que, com a iniciativa, o Conselho alcança seu principal objetivo. A função do CFM, bem como do CRM é garantir saúde pública de qualidade, e o curso vem justamente suprir essa necessidade. Com médicos mais bem preparados, caberá ao estado apenas prover condições de trabalho ao profissional.
Além do CFM, a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) também apóia o curso, trazendo para Porto Velho renomados médicos especialistas. Para a primeira etapa do primeiro módulo foram convidados os médicos pediatras Alexandre dos Santos Saraiva e Vera Lúcia Coutinho Batista.
Alexandre dos Santos (pós-graduado em pediatria pela Ufam, com residência médica no Hospital Universitário Getúlio Vargas) e a especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Vera Lúcia, palestrarão, nos dias 08, 09 e 10 próximos, sobre antibioticoterapia em RN e lactente, Rinite, sinusite, otite, asma, pneumonias, bronquiolites, icterícia em recém nascido e lactante e casos clínicos voltados à pediatria.
De 22 a 24 de fevereiro as palestras serão sobre geriatria: fisiologia do envelhecimento, epidemiologia e repercussão social do envelhecimento no Brasil, Instabilidade postural, Incapacidade cerebral (demências e doenças dos movimentos), incontinência urinária, depressão, latrogenia, fragilidade, hipertensão, diabetes, depressão no idoso, delirium e delírio.
Fonte: Ascom - Cremero
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial
No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos
Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje
O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro
Mais uma mobilização voltada à prevenção ao câncer e ao fortalecimento dos cuidados com a saúde acontece no final deste mês, dia 29 de novembro, em
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)