Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero investe em aperfeiçoamento médico


Tendo em vista o aperfeiçoamento médico como forma de melhorar o atendimento na saúde pública de Rondônia, o Cremero (Conselho Regional de Medicina de Rondônia) inicia nesta sexta-feira (dia 08) a segunda edição do Curso de Educação Médica Continuada.

A presidente em exercício do CRM, médica Inês Motta, diz que este ano o evento traz uma novidade. “O curso será dividido em módulos mensais. Mas, diferentemente do ano passado, serão realizadas duas etapas a cada mês. Neste primeiro módulo trabalharemos assuntos concernentes à pediatria e a geriatria”, enfatiza.

Representando o Conselho Federal de Medicina, principal incentivador do curso, o médico Hiran Gallo, tesoureiro do CFM, explica que, com a iniciativa, o Conselho alcança seu principal objetivo. “A função do CFM, bem como do CRM é garantir saúde pública de qualidade, e o curso vem justamente suprir essa necessidade. Com médicos mais bem preparados, caberá ao estado apenas prover condições de trabalho ao profissional”.
 
Além do CFM, a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) também apóia o curso, trazendo para Porto Velho renomados médicos especialistas. Para a primeira etapa do primeiro módulo foram convidados os médicos pediatras Alexandre dos Santos Saraiva e Vera Lúcia Coutinho Batista.

Alexandre dos Santos (pós-graduado em pediatria pela Ufam, com residência médica no Hospital Universitário Getúlio Vargas) e a especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Vera Lúcia, palestrarão, nos dias 08, 09 e 10 próximos, sobre antibioticoterapia em RN e lactente, Rinite, sinusite, otite, asma, pneumonias, bronquiolites, icterícia em recém nascido e lactante e casos clínicos voltados à pediatria.

De 22 a 24 de fevereiro as palestras serão sobre geriatria: fisiologia do envelhecimento, epidemiologia e repercussão social do envelhecimento no Brasil, Instabilidade postural, Incapacidade cerebral (demências e doenças dos movimentos), incontinência urinária, depressão, latrogenia, fragilidade, hipertensão, diabetes, depressão no idoso, delirium e delírio.

Fonte: Ascom - Cremero

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)