Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008 - 22h33
Tendo em vista o aperfeiçoamento médico como forma de melhorar o atendimento na saúde pública de Rondônia, o Cremero (Conselho Regional de Medicina de Rondônia) inicia nesta sexta-feira (dia 08) a segunda edição do Curso de Educação Médica Continuada.
A presidente em exercício do CRM, médica Inês Motta, diz que este ano o evento traz uma novidade. O curso será dividido em módulos mensais. Mas, diferentemente do ano passado, serão realizadas duas etapas a cada mês. Neste primeiro módulo trabalharemos assuntos concernentes à pediatria e a geriatria, enfatiza.
Representando o Conselho Federal de Medicina, principal incentivador do curso, o médico Hiran Gallo, tesoureiro do CFM, explica que, com a iniciativa, o Conselho alcança seu principal objetivo. A função do CFM, bem como do CRM é garantir saúde pública de qualidade, e o curso vem justamente suprir essa necessidade. Com médicos mais bem preparados, caberá ao estado apenas prover condições de trabalho ao profissional.
Além do CFM, a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) também apóia o curso, trazendo para Porto Velho renomados médicos especialistas. Para a primeira etapa do primeiro módulo foram convidados os médicos pediatras Alexandre dos Santos Saraiva e Vera Lúcia Coutinho Batista.
Alexandre dos Santos (pós-graduado em pediatria pela Ufam, com residência médica no Hospital Universitário Getúlio Vargas) e a especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Vera Lúcia, palestrarão, nos dias 08, 09 e 10 próximos, sobre antibioticoterapia em RN e lactente, Rinite, sinusite, otite, asma, pneumonias, bronquiolites, icterícia em recém nascido e lactante e casos clínicos voltados à pediatria.
De 22 a 24 de fevereiro as palestras serão sobre geriatria: fisiologia do envelhecimento, epidemiologia e repercussão social do envelhecimento no Brasil, Instabilidade postural, Incapacidade cerebral (demências e doenças dos movimentos), incontinência urinária, depressão, latrogenia, fragilidade, hipertensão, diabetes, depressão no idoso, delirium e delírio.
Fonte: Ascom - Cremero
Com quase tudo pronto, a reforma do Cemetron já chegou a 99% de execução. E o mais importante: sem que nenhum atendimento fosse interrompido. De aco
Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência
Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont
Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves
O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans
Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé
Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de