Terça-feira, 3 de maio de 2011 - 15h33
Assuntos voltados à atenção primária a saúde, como bases imunológicas em vacinação e tipos de vacinas, serão temas do Curso de Imunização – SBIM que será realizado nos próximos dias 20 e 21, em Porto Velho, pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). 
Com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM), o Cremero pretende reunir médicos de todo Estado e acadêmicos dos 5º e 6º anos dos cursos de medicina para um amplo debate sobre o tema.
A presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, adianta que a atenção primária em saúde vem ocupando um importante espaço na organização dos serviços de saúde no Brasil. Nesse sentido, segundo ela, “é essencial que os médicos tenham subsídios teóricos e práticos para a atuação neste nível de atenção à saúde”.
“Preparar profissionais com competências e habilidades necessárias para a atuação em imunização é um ato de responsabilidade social. O cidadão, enquanto paciente, precisa que os profissionais médicos estejam aptos para as necessidades vigentes nos tempos atuais”, reitera.
Para palestrar durante o curso, o Cremero está trazendo a Porto Velho a vice-presidente da SBIM, Isabella Ballalai; o professor de infectologia da Universidade Federal da Bahia, Jacy Andrade; a infectologista do Hospital Emílio Ribas (SP), Marina Matsumoto: a enfermeira Miriam Moura, do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, e o pediatra Silas Rosa.
As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 pelo telefone 3217-0509, em horário comercial.
Temas
No curso, os palestrantes iniciarão os discursos com um apanhado histórico da imunização. Nesse quesito serão destaques as bases imunológicas em vacinação, com noções de imunologia, imunização – ativa e passiva, memória imunológica, tipos de vacinas e mecanismos de ação, composição das vacinas, novas e futuras vicias e combinações e associações.
Outro tema do curso é sobre calendários disponíveis e suas diferenças. Nesse ponto as questões discutidas são a parceria público e privado, a proteção individual e coletiva, a maleabilidade dos calendários e aspectos gerais.
Doenças e vacinas e práticas em vacinação são os outros dois temas do curso.
Fonte: Ascom / Cremero
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)