Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero: curso de imunização para médicos e acadêmicos


 
Assuntos voltados à atenção primária a saúde, como bases imunológicas em vacinação e tipos de vacinas, serão temas do Curso de Imunização – SBIM que será realizado nos próximos dias 20 e 21, em Porto Velho, pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). Cremero: curso de imunização para médicos e acadêmicos  - Gente de Opinião

Com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM), o Cremero pretende reunir médicos de todo Estado e acadêmicos dos 5º e 6º anos dos cursos de medicina para um amplo debate sobre o tema.

A presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, adianta que a atenção primária em saúde vem ocupando um importante espaço na organização dos serviços de saúde no Brasil. Nesse sentido, segundo ela, “é essencial que os médicos tenham subsídios teóricos e práticos para a atuação neste nível de atenção à saúde”.

“Preparar profissionais com competências e habilidades necessárias para a atuação em imunização é um ato de responsabilidade social. O cidadão, enquanto paciente, precisa que os profissionais médicos estejam aptos para as necessidades vigentes nos tempos atuais”, reitera.

Para palestrar durante o curso, o Cremero está trazendo a Porto Velho a vice-presidente da SBIM, Isabella Ballalai; o professor de infectologia da Universidade Federal da Bahia, Jacy Andrade; a infectologista do Hospital Emílio Ribas (SP), Marina Matsumoto: a enfermeira Miriam Moura, do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, e o pediatra Silas Rosa.

As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 pelo telefone 3217-0509, em horário comercial.

 


Temas

No curso, os palestrantes iniciarão os discursos com um apanhado histórico da imunização. Nesse quesito serão destaques as bases imunológicas em vacinação, com noções de imunologia, imunização – ativa e passiva, memória imunológica, tipos de vacinas e mecanismos de ação, composição das vacinas, novas e futuras vicias e combinações e associações.

Outro tema do curso é sobre calendários disponíveis e suas diferenças. Nesse ponto as questões discutidas são a parceria público e privado, a proteção individual e coletiva, a maleabilidade dos calendários e aspectos gerais.

Doenças e vacinas e práticas em vacinação são os outros dois temas do curso.

Fonte: Ascom / Cremero
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

Alunos do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveram a terceira edição do Projeto SALUS - Atendimento Clínico na Comunidade, levando c

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)