Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero aponta problemas estruturais no Pronto Atendimento José Adelino



Conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Rondônia - Cremero vistoriaram dia 27 (sexta-feira passada) o Pronto Atendimento José Adelino da Silva, localizado na rua Orion, bairro Ulisses Guimarães, onde analisaram as condições de funcionamento do posto. A visita faz parte de um cronograma de vistorias estabelecido pelo Conselho e que deve ocorrer em mais uma unidade de saúde similar nos próximos dias. As principais falhas descobertas pelas conselheiras foram estruturais e podem ser sanadas.

 

As conselheiras foram recebidas pela diretora técnica da unidade, Delci Nazaré, que mostrou as dependências do Pronto Atendimento e explicou como cada uma delas é utilizada.

 

Chamou a atenção das conselheiras o trabalho realizado pelo Programa de Saúde da Família, realizado através de agentes de saúde, que mantém cadastro de todas as famílias, incluindo eventuais patologias surgidas. Segundo a diretora Delci Nacare, estas informações agilizam o atendimento, embora considere que é preciso digitalizar as informações para que o atendimento seja ainda mais rápido e eficaz.

 

Também foi registrado que a segurança é feita por quatro profissionais, divididos em dois turnos, e que também passam por situações de ameaças durante os plantões. Entretanto, estes casos são rapidamente contornados pela atuação de policiais militares lotados em um Box nas proximidades da unidade de saúde.

 

A vistoria passou ainda pelos setores de triagem, farmácia, laboratório, vacina e repouso dos médicos e enfermeiros.

 

Ao final da visita, os fiscais do Conselho Regional de Medicina afirmaram que o trabalho realizado no Pronto Atendimento José Adelino da Silva é de boa qualidade e que a demanda é muito grande. As conselheiras chamaram a atenção para a necessidade de serem feitas melhorias na estrutura física da unidade, de modo a melhorar a qualidade dos equipamentos e até o pessoal lotado ali.

 

A diretora Delci Nazaré esclareceu que está em fase final o novo prédio do Pronto Atendimento, construído no mesmo terreno e que, segundo ela, atenderá as necessidades da unidade.

 

Fonte: Carlos Araújo

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tratamento inédito para nanismo na região Norte é realizado com investimentos do governo de RO

Tratamento inédito para nanismo na região Norte é realizado com investimentos do governo de RO

Após seis meses de acompanhamento pós-cirúrgico, o governo de Rondônia, anuncia o sucesso do primeiro procedimento de alongamento ósseo para tratame

Governo de RO apresenta atualização sobre casos de Mpox em Porto Velho e reforça medidas preventivas

Governo de RO apresenta atualização sobre casos de Mpox em Porto Velho e reforça medidas preventivas

O governo de Rondônia informou, durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (20), com a presença de representantes da Secretaria de E

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau)  sobre 4 casos de vírus Mpox

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) sobre 4 casos de vírus Mpox

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que há registro, até o momento, de seis ocorrências de notificações de infecção pelo vír

Foi confirmado em Porto Velho dois casos de Mpox, a varíola de macacos. - Atualização

Foi confirmado em Porto Velho dois casos de Mpox, a varíola de macacos. - Atualização

Porto Velho já registrou dois casos confirmado de Mpox (varíola dos macacos) e outros dois casos suspeitos em investigação, segundo informações repa

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)