Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero aponta problemas estruturais no Pronto Atendimento José Adelino



Conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Rondônia - Cremero vistoriaram dia 27 (sexta-feira passada) o Pronto Atendimento José Adelino da Silva, localizado na rua Orion, bairro Ulisses Guimarães, onde analisaram as condições de funcionamento do posto. A visita faz parte de um cronograma de vistorias estabelecido pelo Conselho e que deve ocorrer em mais uma unidade de saúde similar nos próximos dias. As principais falhas descobertas pelas conselheiras foram estruturais e podem ser sanadas.

 

As conselheiras foram recebidas pela diretora técnica da unidade, Delci Nazaré, que mostrou as dependências do Pronto Atendimento e explicou como cada uma delas é utilizada.

 

Chamou a atenção das conselheiras o trabalho realizado pelo Programa de Saúde da Família, realizado através de agentes de saúde, que mantém cadastro de todas as famílias, incluindo eventuais patologias surgidas. Segundo a diretora Delci Nacare, estas informações agilizam o atendimento, embora considere que é preciso digitalizar as informações para que o atendimento seja ainda mais rápido e eficaz.

 

Também foi registrado que a segurança é feita por quatro profissionais, divididos em dois turnos, e que também passam por situações de ameaças durante os plantões. Entretanto, estes casos são rapidamente contornados pela atuação de policiais militares lotados em um Box nas proximidades da unidade de saúde.

 

A vistoria passou ainda pelos setores de triagem, farmácia, laboratório, vacina e repouso dos médicos e enfermeiros.

 

Ao final da visita, os fiscais do Conselho Regional de Medicina afirmaram que o trabalho realizado no Pronto Atendimento José Adelino da Silva é de boa qualidade e que a demanda é muito grande. As conselheiras chamaram a atenção para a necessidade de serem feitas melhorias na estrutura física da unidade, de modo a melhorar a qualidade dos equipamentos e até o pessoal lotado ali.

 

A diretora Delci Nazaré esclareceu que está em fase final o novo prédio do Pronto Atendimento, construído no mesmo terreno e que, segundo ela, atenderá as necessidades da unidade.

 

Fonte: Carlos Araújo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)