Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero aponta problemas estruturais no Pronto Atendimento José Adelino



Conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Rondônia - Cremero vistoriaram dia 27 (sexta-feira passada) o Pronto Atendimento José Adelino da Silva, localizado na rua Orion, bairro Ulisses Guimarães, onde analisaram as condições de funcionamento do posto. A visita faz parte de um cronograma de vistorias estabelecido pelo Conselho e que deve ocorrer em mais uma unidade de saúde similar nos próximos dias. As principais falhas descobertas pelas conselheiras foram estruturais e podem ser sanadas.

 

As conselheiras foram recebidas pela diretora técnica da unidade, Delci Nazaré, que mostrou as dependências do Pronto Atendimento e explicou como cada uma delas é utilizada.

 

Chamou a atenção das conselheiras o trabalho realizado pelo Programa de Saúde da Família, realizado através de agentes de saúde, que mantém cadastro de todas as famílias, incluindo eventuais patologias surgidas. Segundo a diretora Delci Nacare, estas informações agilizam o atendimento, embora considere que é preciso digitalizar as informações para que o atendimento seja ainda mais rápido e eficaz.

 

Também foi registrado que a segurança é feita por quatro profissionais, divididos em dois turnos, e que também passam por situações de ameaças durante os plantões. Entretanto, estes casos são rapidamente contornados pela atuação de policiais militares lotados em um Box nas proximidades da unidade de saúde.

 

A vistoria passou ainda pelos setores de triagem, farmácia, laboratório, vacina e repouso dos médicos e enfermeiros.

 

Ao final da visita, os fiscais do Conselho Regional de Medicina afirmaram que o trabalho realizado no Pronto Atendimento José Adelino da Silva é de boa qualidade e que a demanda é muito grande. As conselheiras chamaram a atenção para a necessidade de serem feitas melhorias na estrutura física da unidade, de modo a melhorar a qualidade dos equipamentos e até o pessoal lotado ali.

 

A diretora Delci Nazaré esclareceu que está em fase final o novo prédio do Pronto Atendimento, construído no mesmo terreno e que, segundo ela, atenderá as necessidades da unidade.

 

Fonte: Carlos Araújo

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregou duas salas de procedimentos no Centro de Especialidades Médi

Rondônia avança no controle da malária com tratamento eficaz em dose única, fortalecendo controle da transmissão no estado

Rondônia avança no controle da malária com tratamento eficaz em dose única, fortalecendo controle da transmissão no estado

Rondônia avança no enfrentamento à malária ao implementar, entre 2024 e 2025, o uso da tafenoquina (medicamento inovador em dose única para tratar a

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Com a estratégia de fortalecer o monitoramento das síndromes respiratórias, garantir detecção precoce e manter a capacidade de resposta do Sistema Ú

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)