Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Corujão de atendimento ginecológico chega a moradoras da zona Leste de Porto Velho

Estratégia busca incentivar exames preventivos às mulheres


Corujão de atendimento ginecológico chega a moradoras da zona Leste de Porto Velho - Gente de Opinião

Como parte das atividades da campanha Outubro Rosa, o Corujão de atendimento ginecológico chegou à Unidade de Saúde da Família (USF) Hamilton Gondim, zona Leste, na noite da última terça-feira (26). O atendimento foi feito mediante agendamento.

Localizada na rua José Amador dos Reis, no bairro Tancredo Neves, a unidade é uma das referências em acolhimento clínico na região. Durante a manhã foram distribuídas cerca de 60 senhas entre as mulheres para retorno no período noturno.

Na ação, foram ofertadas consultas médicas, coleta de exame de preventivo de colo uterino, testes de glicemia, além de testes rápidos para a detecção de sífilis, hepatites virais e HIV.

“Nos mobilizamos para esse Outubro Rosa com diversos cuidados especiais voltados ao público feminino, mas a unidade já atende essa demanda na rotina. Durante a campanha nos esforçamos para intensificar esses serviços”, afirma Júlia de Almeida, enfermeira da unidade.

Helen Priscila Cabral é médica na unidade Hamilton GondinHelen Priscila Cabral é médica na unidade Hamilton GondinEm alguns casos as pacientes saíram com encaminhamento para mamografia, exame ofertado pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM), entre os dias 3 a 5 de novembro. Serão atendidas, nesta ocasião, pacientes que estão sendo encaminhadas pelas unidades de saúde do município.

“Um dos nossos propósitos foi melhorar a assistência destas mulheres que em muitos casos deixaram de realizar os exames periódicos durante à pandemia”, explicou a médica da unidade, Helen Priscila Cabral Medeiros de Menezes.

Satilene Xavier aproveitou a disponibilidade de tempo durante a noite para colocar os exames em dia. “Eu trabalho o dia todo e faltar do trabalho pela manhã nem sempre é possível, então eu amei o atendimento noturno. Meu sogro faleceu de câncer recentemente e isso chamou a atenção da nossa família para a prevenção”, disse a secretária de 41 anos.

Isis Viviane aproveitou a oportunidade para se consultarIsis Viviane aproveitou a oportunidade para se consultarIsis Viviane Souza de Jesus, de 44 anos, soube da ação através dos agentes comunitários de saúde e viu na ocasião uma oportunidade. “A gente precisa encontrar tempo para cuidar da nossa saúde. Há mais de um ano e meio que eu não realizava o preventivo”, lembrou a servidora pública.

Ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também realizou atividades em outras unidades de saúde. A pasta captou mulheres para os exames, promoveu atividades educacionais e de incentivo aos hábitos saudáveis, além de corujões na USF Castanheira, na zona Sul, e na USF Maurício Bustani, na região central da cidade.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho passou a realizar na própria rede municipal o exame de DNA HPV, medida que promete reduzir significativamente o tempo de

Prefeitura de Porto Velho  agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Prefeitura de Porto Velho agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, a Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo no fortalecime

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Gente de Opinião Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)