Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Coronavírus

Governo de Rondônia alinha estratégias de enfrentamento e prevenção ao aumento de casos da Covid-19 no Estado


Situação voltou a preocupar o Governo de Rondônia, pois o número de internações aumentou, assim como a busca por atendimentos a suspeitas de infecções pelo novo coronavírus - Gente de Opinião
Situação voltou a preocupar o Governo de Rondônia, pois o número de internações aumentou, assim como a busca por atendimentos a suspeitas de infecções pelo novo coronavírus

Diante do aumento do número de casos do novo coronavírus em Rondônia, e principalmente na capital Porto Velho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniu com gestores e diretores de todas as unidades de saúde para traçarem estratégias de como enfrentar a Covid-19 no Estado.

Em outubro, a taxa de ocupação de leitos clínicos era de 49,4%, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) era de 35,02%. Na manhã desta segunda-feira (16), a situação causou surpresa, a taxa de ocupação de leitos clínicos subiu para 49, 07% e a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 55,09%.

Sesau monta estratégia para enfrentar o aumento da Covid-19 em Rondônia - Gente de Opinião
Sesau monta estratégia para enfrentar o aumento da Covid-19 em Rondônia

Atualmente o Hospital de Campanha de Rondônia, que é referencia em internações de pacientes positivos, está com 66,7% dos leitos ocupados, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) com 50% e a AMI (Assistência Médica Intensiva) com 70,0%.

“A situação voltou a preocupar nossos profissionais de todas as unidades de saúde, o número de internações aumentou, assim como a busca por atendimentos a suspeitas de infecções pelo novo coronavírus”, disse o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo.

De acordo com a Sesau, todas as medidas serão adotadas novamente para combater um agravamento da Covid-19. Durante a reunião foram colocadas possíveis contratações de profissionais, definidas as unidades que continuarão com atendimentos só para Covid-19, otimização dos leitos, a possível reabertura do Hospital de Campanha Zona Leste (antigo CERO), entre outros assuntos.

“Graças a Deus nós estamos preparados caso isso ocorra, mas precisamos principalmente da ajuda da população, temos que manter a higienização das mãos, manter o distanciamento, evitar aglomerações, lavar com água e sabão, usar álcool em gel, e principalmente o uso de máscaras, essas pequenas atitudes salvaram muitas vidas, e devemos continuar, só assim iremos vencer esse vírus”, destacou Fernando Máximo.

Mais Sobre Coronavírus

Mais de 55% dos leitos de UTI ocupados na Capital é só a 'ponta do iceberg' que a baixa testagem esconde

Mais de 55% dos leitos de UTI ocupados na Capital é só a 'ponta do iceberg' que a baixa testagem esconde

Segundo palavras do próprio secretário de saúde Fernando Máximo nesta semana "a situação voltou a preocupar nossos profissionais de todas as unidade

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia com a confirmação de  cinco óbitos - 17 de novembro

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia com a confirmação de cinco óbitos - 17 de novembro

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados refe