Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Coronavírus

Call Center é importante aliado no enfrentamento da variante delta em Porto Velho

Teleconsulta orienta e faz encaminhamentos para tratamento


Call Center é importante aliado no enfrentamento da variante delta em Porto Velho - Gente de Opinião

O serviço de Call Center da Prefeitura de Porto Velho continua sendo um importante aliado no enfrentamento da pandemia de covid-19. O serviço tornou-se ainda mais relevante diante do surgimento da variante delta na capital.

O atendimento por telefone orienta e direciona pessoas que reportam sintomatologia que pode indicar infecção pelo coronavírus.

Os sintomas gripais não devem ser subestimados, segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini. Ela explica que a variante delta pode apresentar sintomas que podem ser confundidos com uma gripe leve em quem já foi vacinado. Pelo alto poder de transmissão, entretanto, pode causar danos à saúde de quem não foi vacinado, por exemplo.

DEMANDA

Em funcionamento desde o início da pandemia, o serviço recebeu grande demanda de pacientes no início deste ano. Mas a procura está em queda. “Chegamos a atender 3 mil pessoas em um único dia, no mês de janeiro”, diz Kaio Henrique, gerente do Call Center.

Paciente é atendido por uma equipe médicaPaciente é atendido por uma equipe médicaO Call Center funciona com teleconsulta, através do número 0800 647 5225. O paciente é atendido por uma equipe médica, e, conforme os sintomas apresentados, pode fazer o encaminhamento para uma consulta presencial. “É importante aguardar na linha até que o profissional atenda. A partir daí inicia a triagem”, explica Kaio Henrique.

ATENDIMENTO

Ainda na triagem, os pacientes serão orientados pelos profissionais. “Quem apresentar qualquer sintoma gripal já pode buscar o atendimento”, recomenda.

Segundo ele, nos casos de sintomas leves, a orientação é principalmente para que a pessoa mantenha distanciamento social e use máscara. Já os pacientes com sintomas moderados precisam ser encaminhados para uma unidade de saúde. “Se for um caso grave, recomendamos ligar para o 192 (Samu), ou procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de casa”, reforça Kaio Henrique.

Além disso, a Prefeitura oferece os canais alternativos (69) 98471-6098, (69) 98473-6092, disponíveis a toda população, via WhatsApp ou ligação.

Mais Sobre Coronavírus

Decreto exige comprovação de vacinação para entrada em repartições públicas da Prefeitura de Porto Velho

Decreto exige comprovação de vacinação para entrada em repartições públicas da Prefeitura de Porto Velho

Uma nova medida de prevenção à covid-19 foi implementada pela Prefeitura de Porto Velho. A partir desta quarta-feira (8), passa a ser exigido o comp

Nesta segunda-feira (06/12) foram registrados seis (6) óbitos por covid-19 em Rondônia

Nesta segunda-feira (06/12) foram registrados seis (6) óbitos por covid-19 em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunica