Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Convênio com a FIMCA vai beneficiar saúde de Jaru


 
O prefeito municipal de Jaru, Jean Carlos dos Santos e o diretor geral da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Dr. Aparício Carvalho, assinaram na tarde desta segunda-feira (14/12) convênio que institui e regula o estágio dos alunos do Curso de Medicina na rede municipal de saúde. A assinatura aconteceu na sala de reuniões da diretoria da FIMCA e contou com a presença do deputado estadual Amaurí dos Santos. 

Os estágios se darão nos programas de Saúde da Família, nas sete UBS - Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal Sandoval Araujo Dantas que possui em sua estrutura 86 leitos, assim distribuídos por clínicas especializadas: Clínica Médica, 35; Clínica Cirúrgica, 15; Ginecologia e Obstetrícia, 15; Pediatria, 15; Sala Pré-Parto, 5; Sala Pós-Parto, 5; Pós-Parto Cirúrgico, 5; Pronto Socorro,5. Além das Clínicas Especializadas, o hospital possui uma sala para exame pré-parto, um laboratório de análises clínicas e o serviço de radiologia. 

Segundo o prefeito Jean Carlos “essa parceria é muito importante para a população de Jaru na medida em que vai ampliar o nosso atendimento na área de saúde”. A opinião também é compartilhada pelo deputado Amaury, que já foi prefeito do município. “Como deputado estadual, representando o povo de Jaru e região na Assembléia Legislativa, fiquei muito feliz com a assinatura desse convênio, porque nosso objetivo é levar para o município o maior número possível de profissionais de saúde. E com a ida desses estagiários de medicina da FIMCA, pode ser que alguns deles acabem se interessando em se estabelecer por lá”. 

Para o diretor geral da FIMCA, médico psiquiatra Dr. Aparício Carvalho, a assinatura desse convênio é uma iniciativa extremamente proveitosa tanto para alunos como para a população. “O aluno terá a oportunidade de trabalhar com médicos envolvidos e motivados; e a população receberá um atendimento de alto nível”, disse. 

Aparício ressaltou que o convênio vai ampliar para o interior do estado e fortalecer a qualidade do estágio do Curso de Medicina da FIMCA, que já é realizado nas unidades da rede pública de saúde. “Jaru é mais um município que soma conosco nesta parceria. Na capital temos convênio tanto com a Prefeitura de Porto Velho como com o Governo de Rondônia, para a realização de estágio supervisionado na Maternidade Municipal Mãe Esperança, na policlínica e postos de saúde do município, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no CEMETRON – Centro de Medicina Tropical de Rondônia, no Hospital Infantil Cosme e Damião, no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, e na Policlínica Osvaldo Cruz”, finalizou.

Fonte: Sergio Mello

Mais Sobre Saúde