Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Conselho Estadual de Saúde aprova Serviço de Cardiologia do Estado


 
O secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, e o diretor-geral do Hospital de Base Ary Pinheiro, Amado Rahhal, recepcionaram os conselheiros do Conselho Estadual de Saúde (CES) que estiveram em visita ao HB para conhecer o Serviço de Cardiologia. Os conselheiros, acompanhados do presidente do CES, Paulo Travassos, visitaram as instalações do Centro de Cardiologia, que executa os serviços de Diagnose, Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca. Inaugurado há menos de um mês, o centro já efetuou cerca de cem exames entre cateterismo e angioplastia.

Na ocasião, o secretário Milton Moreira reafirmou aos conselheiros sobre a importância desse centro para o Estado de Rondônia, realizando serviços que antes necessitavam do encaminhamento de pacientes para outros Estados. O diretor do HB, Amado Rahhal, também detalhou aos conselheiros sobre os procedimentos que são realizados pelo centro.

Além dos exames que são realizados no local, Milton Moreira anunciou que o HB vai receber em cerca de quarenta dias, equipamentos que vão possibilitar a realização de cirurgias cardíacas em pacientes adultos. Ele também informou que a equipe médica conta com três cirurgiões cardíacos, enfermeiros e auxiliares.

Paulo Travassos esclareceu que o projeto do Serviço de Cardiologia foi aprovado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e que agora recebe a homologação do Conselho Estadual de Saúde. Aproveitou para parabenizar o governo de Rondônia que, segundo ele, está um passo à frente na dinamização dos serviços de Saúde. “O governo pode continuar contando com nosso apoio para essas iniciativas”, frisou o presidente do CES.

Diagnose, Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca - O serviço de Hemodinâmica consiste na realização de cateterismo e diferentes cirurgias do coração. O cateterismo é fundamental para o diagnóstico de problemas cardíacos, que através de finos cateteres inseridos na circulação, possibilitam a análise através do contraste radiológico. O serviço ainda permite o tratamento de isquemias coronárias por meio da desobstrução mecânica (angioplastia) da veia. A hemodinâmica também realiza a introdução de aparatos tubulares conhecidos como Stend, que mantém o vaso sanguíneo aberto, impedindo o entupimento.

Fonte: Decom

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr