Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Conselho de Medicina interdita centro cirúrgico do HB


Uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Rondônia interditou, nesta segunda-feira, o centro cirúrgico do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, por absoluta falta de condições de funcionamento. O centro cirúrgico do Conselho de Medicina interdita centro cirúrgico do HB - Gente de OpiniãoHB tem problemas de vedação, propiciando a proliferação de infecção hospitalar, não conta com ar-condicionado, não tem refeitório, vestuário e banheiro em péssimas condições.

Ainda na tarde desta segunda-feira, a presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, avisou ao secretário de estado da Saúde, Orlando Ramirez, e ao diretor-geral do Hospital de Base, Jean Negreiros.

Com a interdição ética realizada pela CRM, os profissionais médicos ficam impedidos legalmente de trabalhar no local, sob pena de responder a processo ético-profissional.

A diretoria do Conselho Regional de Medicina explica que há tempos vem recebendo denúncias quanto às más condições do centro cirúrgico do Hospital de Base e já havia alertado a direção sobre o problema. O centro cirúrgico está em reforma e operando ao mesmo tempo.

Sem as vedações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, segundo os conselheiros que realizaram a fiscalização do Cremero, o paciente que dá entrada no local está extremamente exposto ao risco de infecção hospitalar. Clique AQUI e reveja entrevista do Dr. Hiran Gallo no Programa Via Sat da TV Candelária, no último sábado (19).

Na manhã desta terça-feira, ao entregar o relatório sobre a interdição do centro cirúrgico do HB ao diretor-geral Jean Negreiros, a diretoria do Cremero vai comunicar que se faz necessário a conclusão da reforma para que o centro cirúrgico volte a funcionar sem representar risco aos pacientes e aos médicos e outros profissionais envolvidos em uma cirurgia.

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Rondônia para inspeção ao Hospital de Base foi composta pelos conselheiros, Maria do Carmo Wanssa, Ivan Gregório Ivankovics e Simi Miriam Bennesby Marques.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

ASSDACO reforça chamado para a campanha gratuita de prevenção ao câncer neste sábado, em Cacoal

ASSDACO reforça chamado para a campanha gratuita de prevenção ao câncer neste sábado, em Cacoal

No próximo sábado, dia 13 de dezembro, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza a última edição do ano das campanhas C

Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)

Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)

Vilhena acaba de conquistar um avanço histórico na saúde. A partir de agora, o Hospital Cooperar passa a oferecer exames e procedimentos de Hemodinâ

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)