Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Conselho de Medicina interdita centro cirúrgico do HB


Uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Rondônia interditou, nesta segunda-feira, o centro cirúrgico do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, por absoluta falta de condições de funcionamento. O centro cirúrgico do Conselho de Medicina interdita centro cirúrgico do HB - Gente de OpiniãoHB tem problemas de vedação, propiciando a proliferação de infecção hospitalar, não conta com ar-condicionado, não tem refeitório, vestuário e banheiro em péssimas condições.

Ainda na tarde desta segunda-feira, a presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, avisou ao secretário de estado da Saúde, Orlando Ramirez, e ao diretor-geral do Hospital de Base, Jean Negreiros.

Com a interdição ética realizada pela CRM, os profissionais médicos ficam impedidos legalmente de trabalhar no local, sob pena de responder a processo ético-profissional.

A diretoria do Conselho Regional de Medicina explica que há tempos vem recebendo denúncias quanto às más condições do centro cirúrgico do Hospital de Base e já havia alertado a direção sobre o problema. O centro cirúrgico está em reforma e operando ao mesmo tempo.

Sem as vedações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, segundo os conselheiros que realizaram a fiscalização do Cremero, o paciente que dá entrada no local está extremamente exposto ao risco de infecção hospitalar. Clique AQUI e reveja entrevista do Dr. Hiran Gallo no Programa Via Sat da TV Candelária, no último sábado (19).

Na manhã desta terça-feira, ao entregar o relatório sobre a interdição do centro cirúrgico do HB ao diretor-geral Jean Negreiros, a diretoria do Cremero vai comunicar que se faz necessário a conclusão da reforma para que o centro cirúrgico volte a funcionar sem representar risco aos pacientes e aos médicos e outros profissionais envolvidos em uma cirurgia.

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Rondônia para inspeção ao Hospital de Base foi composta pelos conselheiros, Maria do Carmo Wanssa, Ivan Gregório Ivankovics e Simi Miriam Bennesby Marques.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)