Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Confúcio reúne prefeitos de RO após lançar Samd


 Confúcio reúne prefeitos de RO após lançar Samd  - Gente de Opinião

A informação consta da “Agenda Oficial” do governador Confúcio Moura, distribuída à imprensa por intermédio de e-mail postado após as 22h deste sábado (15), a partir de reprodução em fac-símile, pelo Departamento de Relações Públicas e Cerimonial (DRPC) da Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria (CGAG) do Governo de Rondônia.

Subscrito por Nicéas Santos Vera, diretora do DRCP, o documento informa ainda que, a partir das 15h, no salão Netuno do Aquarius Selva Hotel, em Porto Velho, o governador Confúcio Moura estará reunido com todos os prefeitos rondonienses, num encontro coordenado pela Associação Rondoniense dos Municípios (Arom).

Na pauta, de acordo com o DRPC, os assuntos destacados são transporte escolar, situação da saúde publica nos municípios, pendências do Fundo para Infra-estrutura de Transporte e Habitação (Fitha) e Descentralização das atividades da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) com repasse de atribuições para as prefeituras.

SAMD

A cerimônia de lançamento do Samd será externa, na Avenida Amazonas esquina com Avenida Guaporé, e o pessoal responsável pelo funcionamento do serviço deverá ser instalado numa das salas da Unisp porto-velhense, segundo informou, por telefone, a Tenente Cristina, do Corpo de Bombeiros Militar, escalada na agenda do DRCP como contato para interessados.

Esta, de acordo com informação distribuída na semana passada pelo Departamento de Comunicação Social (Decom), é uma das várias medidas que serão adotadas pelo governo estadual para combater o caos que se instalou no sistema hospitalar e na estrutura de saúde do estado.

A idéia consiste em avaliar os pacientes internados nos hospitais públicos e, a depender das condições gerais de saúde de cada um para enquadramento no serviço, transferi-los para suas respectivas residências, onde o governo providenciará o acompanhamento por intermédio de médicos e enfermeiros.

“Em Brasília esse tipo de atendimento iniciou com uma enfermeira, que, vendo a situação do hospital que estava lotado, decidiu fazer alguns atendimentos na casa dos pacientes. A idéia se expandiu tanto que havia 200 leitos no hospital e 400 pacientes internados em casa”, exemplificou Confúcio na reunião que fez com a equipe do Samd na semana passada, segundo release do Decom.

A equipe do Samd é integrada pelo médico Leonardo Pinto, pelo coordenador técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) Emílio Teodoro Filho - representando o secretário Alexandre Muller -, pelo enfermeiro Jerrimar Montenegro e pelo Tenente Coronel Rodrigues, que na reunião representou o comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Caetano.

“Será uma forma de reintegrar o paciente ao núcleo familiar. O serviço vai começar a funcionar de forma paliativa, mas vamos dar continuidade para atender pessoas com ferimentos, que aguardam cirurgias, no pós-cirurgia, pacientes terminais e idosos. Com isso pode surgir até uma nova profissão, os chamados cuidadores de pacientes”, disse o governador na ocasião.

Fonte: DRPC-CGAG & Decom/Governo de RO
Com redação do RONDONIASIM  / Paulo Queiroz

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)