Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Confúcio discute implantação do Serviço Médico Domiciliar


 
Porto Velho, 12 de janeiro de 2011 - O governador Confúcio Moura se reuniu na manhã desta quarta-feira (12) com a equipe que está implantando o Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (SAMD), representada pelo médico Leonardo Pinto, pelo coordenador técnico da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) Emílio Teodoro Filho - representando o secretário Alexandre Muller - o enfermeiro Jerrimar Montenegro e o Tenente Coronel Rodrigues, que representou o comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Caetano.

Esta é uma das várias medidas que serão adotadas pelo governo estadual para combater o caos que se instalou no sistema hospitalar e na estrutura de saúde do estado.

O governador abriu a reunião destacando a importância deste projeto para a saúde pública e contou que iniciativas como está já existem em outras localidades, como Brasília (DF). “Em Brasília esse tipo de atendimento iniciou com uma enfermeira, que, vendo a situação do hospital que estava lotado, decidiu fazer alguns atendimentos na casa dos pacientes. A idéia se expandiu tanto que havia 200 leitos no hospital e 400 pacientes internados em casa”, exemplificou Confúcio.

O serviço deve ser implantada ainda em janeiro, para atender em caráter de emergência os pacientes internados no Hospital João Paulo II. “Será uma forma de reintegrar o paciente ao núcleo familiar. O serviço vai começar a funcionar de forma paliativa, mas vamos dar continuidade para atender pessoas com ferimentos, que aguardam cirurgias, no pós-cirurgia, pacientes terminais e idosos. Com isso pode surgir até uma nova profissão, os chamados cuidadores de pacientes”, disse o governador.

Emílio Teodoro destacou a importância deste tipo de atendimento para os pacientes: “Outro benefício importante que esse sistema traz, é que o paciente estará perto da família e, com isso, os familiares também sofrerão menos. Quando alguém da família está doente todos se mobilizam no hospital. O paciente, estando em casa, fica mais cômodo. Com isso proporcionaremos uma assistência humanizada e integral aos nossos pacientes”.

O SAMD também tem as finalidades de estimular a participação da família no tratamento dos pacientes e minimizar os efeitos das incapacidades ou doenças, visando a redução de custo e a otimização da rotatividade dos leitos hospitalares.

Fluxograma

Durante a reunião Leonardo Pinto, juntamente com o enfermeiro Jerrimar Montenegro, apresentaram ao governador o fluxograma montado para dar andamento ao projeto, que prevê o atendimento aos pacientes ortopédicos que aguardam cirurgias; a coleta de dados e cadastros; visita de avaliação, solicitação e coleta de exames pré-operatórios; curativos e medicação e avaliação de alta domiciliar. No caso de complicações o paciente será encaminhado ao hospital.

Equipe profissional

Segundo o que foi apresentando na reunião a equipe que atenderá a demanda no atendimento do SAMD deve ser composta por médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e farmacêutico.

Equipamentos e estrutura

O governador orientou que é necessário estruturar bem o serviço, com o apoio de carros, motos, bicicletas, material para esterilização e transporte correto e seguro dos equipamentos. “Vamos começar do zero, precisamos ver o que há disponível nos hospitais e o que pudemos utilizar no SAMD, até que possamos montar uma estrutura, equipamentos e materiais próprios”, disse Confúcio.

O Coronel Tenente Rodrigues disse que o Corpo de Bombeiros está à disposição para ajudar na implantação e andamento do serviço: “O comandante Coronel Caetano deixou a disposição de dois a três veículos para dar suporte ao SAMD e no que mais pudermos contribuir para ajudar a melhorar o quadro da saúde”, disse Rodrigues.

Fonte: Decom
Foto: Marcos Freire

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)