Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Saúde

Confúcio discute implantação do Serviço Médico Domiciliar


 
Porto Velho, 12 de janeiro de 2011 - O governador Confúcio Moura se reuniu na manhã desta quarta-feira (12) com a equipe que está implantando o Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (SAMD), representada pelo médico Leonardo Pinto, pelo coordenador técnico da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) Emílio Teodoro Filho - representando o secretário Alexandre Muller - o enfermeiro Jerrimar Montenegro e o Tenente Coronel Rodrigues, que representou o comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Caetano.

Esta é uma das várias medidas que serão adotadas pelo governo estadual para combater o caos que se instalou no sistema hospitalar e na estrutura de saúde do estado.

O governador abriu a reunião destacando a importância deste projeto para a saúde pública e contou que iniciativas como está já existem em outras localidades, como Brasília (DF). “Em Brasília esse tipo de atendimento iniciou com uma enfermeira, que, vendo a situação do hospital que estava lotado, decidiu fazer alguns atendimentos na casa dos pacientes. A idéia se expandiu tanto que havia 200 leitos no hospital e 400 pacientes internados em casa”, exemplificou Confúcio.

O serviço deve ser implantada ainda em janeiro, para atender em caráter de emergência os pacientes internados no Hospital João Paulo II. “Será uma forma de reintegrar o paciente ao núcleo familiar. O serviço vai começar a funcionar de forma paliativa, mas vamos dar continuidade para atender pessoas com ferimentos, que aguardam cirurgias, no pós-cirurgia, pacientes terminais e idosos. Com isso pode surgir até uma nova profissão, os chamados cuidadores de pacientes”, disse o governador.

Emílio Teodoro destacou a importância deste tipo de atendimento para os pacientes: “Outro benefício importante que esse sistema traz, é que o paciente estará perto da família e, com isso, os familiares também sofrerão menos. Quando alguém da família está doente todos se mobilizam no hospital. O paciente, estando em casa, fica mais cômodo. Com isso proporcionaremos uma assistência humanizada e integral aos nossos pacientes”.

O SAMD também tem as finalidades de estimular a participação da família no tratamento dos pacientes e minimizar os efeitos das incapacidades ou doenças, visando a redução de custo e a otimização da rotatividade dos leitos hospitalares.

Fluxograma

Durante a reunião Leonardo Pinto, juntamente com o enfermeiro Jerrimar Montenegro, apresentaram ao governador o fluxograma montado para dar andamento ao projeto, que prevê o atendimento aos pacientes ortopédicos que aguardam cirurgias; a coleta de dados e cadastros; visita de avaliação, solicitação e coleta de exames pré-operatórios; curativos e medicação e avaliação de alta domiciliar. No caso de complicações o paciente será encaminhado ao hospital.

Equipe profissional

Segundo o que foi apresentando na reunião a equipe que atenderá a demanda no atendimento do SAMD deve ser composta por médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e farmacêutico.

Equipamentos e estrutura

O governador orientou que é necessário estruturar bem o serviço, com o apoio de carros, motos, bicicletas, material para esterilização e transporte correto e seguro dos equipamentos. “Vamos começar do zero, precisamos ver o que há disponível nos hospitais e o que pudemos utilizar no SAMD, até que possamos montar uma estrutura, equipamentos e materiais próprios”, disse Confúcio.

O Coronel Tenente Rodrigues disse que o Corpo de Bombeiros está à disposição para ajudar na implantação e andamento do serviço: “O comandante Coronel Caetano deixou a disposição de dois a três veículos para dar suporte ao SAMD e no que mais pudermos contribuir para ajudar a melhorar o quadro da saúde”, disse Rodrigues.

Fonte: Decom
Foto: Marcos Freire

Mais Sobre Saúde

Sílvia cobra ação mais efetiva do Ministério da Saúde na prevenção contra o cânce

Sílvia cobra ação mais efetiva do Ministério da Saúde na prevenção contra o cânce

A deputada federal Silvia Cristina (PDT-RO) cobrou do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o início imediato de operação para acelerar o proje

Presidente Laerte Gomes sugere menos burocracia para tratar impasses no convênio entre Sesau e Hospital do Amor

Presidente Laerte Gomes sugere menos burocracia para tratar impasses no convênio entre Sesau e Hospital do Amor

Uma reunião para tratar de impasses quanto ao convênio entre o Governo de Rondônia e a Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos foi realiza

Justiça de Rondônia libera o cultivo de Cannabis para casal tratar da filha com autismo e epilepsia, em Ji-Paraná

Justiça de Rondônia libera o cultivo de Cannabis para casal tratar da filha com autismo e epilepsia, em Ji-Paraná

Os pais de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista Infantil (CID 10 F84.0), com crises graves de epilepsia, obtiveram, mediante

Porto-Velhense recebe apoio Conexão Azul Rosa na batalha contra o câncer de mama

Porto-Velhense recebe apoio Conexão Azul Rosa na batalha contra o câncer de mama

Paciente do Hospital de Amor Amazônia, Neusa participou de palestra sobre a doença que mais acomete mulheres no país; ela é uma das beneficiadas do pr