Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Combate ao tabagismo terá três dias de atividades



A Coordenação Municipal de Controle do Tabagismo, ligada à Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai promover diversas ações no final deste mês, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado mundialmente em 31 de maio. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre os malefícios causados à saúde em decorrência do consumo de cigarros. As atividades têm o apoio da Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo.

No domingo, dia 29, haverá um passeio ciclístico, organizado pela Polícia Comunitária, na Zona Sul de Porto Velho. A concentração começa às 15h, na Praça Campos Sales, próximo ao hospital João Paulo II. Os participantes receberão água mineral antes e durante o percurso.

Na segunda feira, dia 30, haverá palestras de esclarecimento sobre a necessidade de se cessar o tabagismo, no auditório do Hospital de Base Ary Pinheiro. Também estarão sendo distribuídos pela cidade materiais como panfletos explicativos, com informações sobre o tabagismo ativo e passivo.

Na terça feira, dia 31, agentes de saúde estarão durante o período da manhã prestando orientações à comunidade, numa tenda que será montada na esquina da avenida Jorge Teixeira com Calama, próximo ao clube Botafogo. Técnicos da Secretaria da Saúde vão esclarecer dúvidas sobre o tabagismo e dar informações sobre o tratamento oferecido pela rede municipal, no Caps AD.

A campanha de combate ao tabagismo segue as orientações do Ministério da Saúde, que mantém a Política Nacional de Controle do Tabagismo, que sugere a inclusão de planos de ações nos gestores municipais. “É a oportunidade que se tem para que todos reflitam sobre o consumo de tabaco em nossa cidade, e a forma que podemos nos envolver na política de controle do tabagismo enquanto profissional de saúde ou mesmo enquanto cidadão com responsabilidade social”, explicou a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo e enfermeira assistencialista do Caps AD, Suziane Vasconcelos.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Mais Sobre Saúde