Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Com plantões cirúrgicos noturnos e aos finais de semana, o Hospital de Retaguarda de Rondônia dobra a capacidade de procedimentos eletivos


Com plantões cirúrgicos noturnos e aos finais de semana, o Hospital de Retaguarda de Rondônia dobra a capacidade de procedimentos eletivos - Gente de Opinião

O Hospital de Retaguarda de Rondônia - HRRO está realizando cirurgias de baixa e média complexidade, diariamente, em plantões noturnos. Além disso, o hospital conta com novos equipamentos que possibilitam cirurgias mais rápidas e menos invasivas. 

 

Nos primeiros meses do ano, o hospital realizava uma média de 90 cirurgias ao mês,  na época os atendimentos aconteciam de segunda a sexta-feira, apenas em período diurno. Após iniciar com os trabalhos durante à noite e também aos finais de semana, a unidade pode realizar mais de 200 cirurgias a cada mês.

 

A unidade também recebeu do Governo do Estado um arco cirúrgico, aparelho que fornece em alta resolução, imagens em tempo real dos raios-X e uma torre de videolaparoscopia, capaz de realizar operações minimamente invasivas, o que colabora com o trabalho da equipe médica e bem-estar dos pacientes. 

 

O médico Diego Almeida aponta algumas vantagens que a unidade está tendo com essa mudança e com os novos equipamentos. “O valor investido nos materiais é grande, mas é compensado no tempo de internação do paciente, que é reduzido. E no uso de medicamentos que é bem menor do que em uma cirurgia aberta. Neste viés, o hospital consegue liberar leitos de uma forma mais rápida e os pacientes podem voltar a suas atividades físicas de forma segura”, diz Diego Almeida.

 

O paciente Fernando José Perote de 39 anos, morador de Porto Velho,  realizou uma cirurgia na clavícula e conta como foi sua experiência. “Um atendimento excelente, a cirurgia foi tranquila e bem sucedida, graças a Deus, estou me recuperando, todos os funcionários são atenciosos, estou recebendo todos os cuidados e logo estarei em casa”, afirma Fernando. 

O Hospital de Retaguarda, localizado na região central de Porto Velho, conta com três salas cirúrgicas, 118 leitos de enfermaria e ambulatório que atende os pacientes no pré e pós-operatório das cirurgias gerais, ginecológicas e ortopédicas.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ASSDACO apresenta Super Centro de Diagnóstico que oferecerá exames gratuitos à população

ASSDACO apresenta Super Centro de Diagnóstico que oferecerá exames gratuitos à população

Foi apresentado oficialmente à sociedade, nesta quinta-feira (02), o Super Centro de Diagnóstico da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Combo

ASSDACO chega a Chupinguaia no sábado (04) para mais uma Campanha de prevenção ao câncer

ASSDACO chega a Chupinguaia no sábado (04) para mais uma Campanha de prevenção ao câncer

A população de Chupinguaia terá acesso a mais uma importante ação de saúde e prevenção no próximo dia 4 de julho, das 7h30 às 11h30, na escola Irmãs

Copa do Mundo exige atenção redobrada para prevenir doenças infecciosas durante viagens

Copa do Mundo exige atenção redobrada para prevenir doenças infecciosas durante viagens

Com a Copa do Mundo de 2026, muitos brasileiros planejaram a viagem para acompanhar os jogos nos Estados Unidos, Canadá e México. Além da compra de

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)