Sexta-feira, 4 de julho de 2025 - 19h38
O presidente do Tribunal de Contas do
Estado de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Wilber Coimbra, esteve nesta
sexta-feira (4/7) no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, para
operar diversasambientes que foram totalmente revitalizados após fiscalizações
e determinações do Tribunal.
A inspeção ocorreu na nova área de
neurologia, no centro cirúrgico e na maternidade. Todos os ambientes foram
reformados graças à atuação efetiva do TCE-RO. O centro obstétrico, atualmente
em fase final de reforma, também é resultado das fiscalizações realizadas pelo
Tribunal de Contas.
Durante a visita, o presidente
percorreu toda a unidade hospitalar, conversou com pacientes, profissionais da
saúde e ouviu relatos de quem sentiu, na prática, a diferença proporcionada
pelas melhorias.
“Realmente, não temos do que
reclamação”, disse Carmem Lopes, que acompanhava um familiar. “A transformação
é visível”, completou.
Nos novos ambientes, o forro foi substituído, as paredes receberam nova pintura, as portas foram trocadas e os banheiros, completamente reformados. As instalações elétricas e hidráulicas também foram modernizadas. Uma reforma completa.
Maria das Graças, paciente da unidade, fez questão de destacar a importância da presença ativa do TCE-RO. “É muito importante que o Tribunal fiscalize não só as reformas, mas outras situações também dentro do hospital”, sugeriu.
O presidente Wilber Coimbra esteve acompanhado do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-RO), Miguidônio Loiola Neto; do secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha; dos gestores da unidade e da equipe de auditoria do Tribunal.
“A gestão estadual compreendeu a mensagem do Tribunal de Contas, que não está apenas para fiscalizar, mas para contribuir com soluções. É gratificante ver a satisfação das pessoas com o ambiente, os banheiros, a organização. É o povo que paga por esse serviço e que merece ter de volta um atendimento digno, especialmente os que mais precisam”, afirmou Wilber.
REFORMAS ATENDEM RECOMENDAÇÕES DO TCE
A revitalização das salas e ambientes do Hospital de Base integra um acompanhamento minucioso realizado pelo TCE-RO, que combina a necessidade urgente de intervenções estruturais em diversos setores da unidade.
Desde então, o Tribunal estabeleceu prazos de diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e passou a monitorar, diariamente, o andamento das obras, com apoio de engenheiros e técnicos especializados.
"Estamos felizes. A saúde não faz sozinha. Quando instituições sérias trabalham juntas, os resultados aparecem: ambiente adequado para a população e servidores, com os serviços funcionando", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha.
ATUAÇÃO CONJUNTA FORTALECE POLÍTICAS PÚBLICAS
O procurador-geral do MPC-RO, Miguidônio Loiola Neto, destacou o papel da atuação integrada entre os órgãos de controle e a gestão estadual para dar efetividade às políticas públicas: "Saio daqui com uma percepção muito positiva. Ver essa melhoria na estrutura do hospital reforça que não estamos no caminho certo: transformando a fiscalização em resultado".
COMPROMISSO CONTÍNUO
O Tribunal de Contas seguirá acompanhando de forma permanente as reformas no Hospital de Base. O monitoramento técnico continuará, com foco na boa execução das obras e na entrega de um serviço público mais eficaz, humano e digno à população.
A tecnologia disponibilizada pela cearense DNE Diagnósticos Nordeste para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-RO), por meio do
Biolab Farmacêutica participa do Check-up Vascular no Rio Grande do Norte
Comprometida com iniciativas que promovem saúde e qualidade de vida, a Biolab Farmacêutica foi apoiadora do Check-up Vascular 2025, ação organizada
Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde
A equipe de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) esteve na segunda-feira (8), na aldeia Lage Novo, em Guaj
A mobilização do governo de Rondônia, coordenada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), no sábado (6), Dia V da camp