Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Com ampliação de salas e aparelhos novos, Hospital de Base realizou mais de 3 mil cirurgias ortopédicas, neste ano


No HBAP, pacientes transferidos são os que precisam de cirurgias no fêmur, quadril, ombro, joelho e especialidade de membros - Gente de Opinião
No HBAP, pacientes transferidos são os que precisam de cirurgias no fêmur, quadril, ombro, joelho e especialidade de membros

De janeiro a outubro deste ano, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP realizou 3.030 cirurgias ortopédicas de alta complexidade. No período de julho a unidade passou a utilizar duas salas exclusivas para ortopedia e dois arcos cirúrgicos, o que resultou em uma rápida recuperação dos pacientes atendidos.

No começo do ano, uma força tarefa também foi criada pelo Governo de Rondônia, para desafogar o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, distribuindo pacientes de baixa e média complexidade ao Hospital de Retaguarda de Rondônia e de alta complexidade para o Hospital de Base.

No HBAP, os pacientes transferidos são aqueles que precisam de cirurgias no fêmur, quadril, ombro, joelho e especialidade de membro superior e inferior.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maxwendell Batista, enfatizou a importância da especialidade na unidade. “Após a organização do fluxo de atendimento nas unidades, tivemos como principal resultado, o alto número de procedimentos realizados. É importante que cada hospital trate especificamente da  sua especialidade, pois assim temos um atendimento rápido e seguro”, finalizou Maxwendell.

Além das cirurgias ortopédicas, a unidade abriu 13 salas cirúrgicas para outras especialidades, o que vem ajudando a girar o fluxo de atendimento, diminuindo assim, a espera longa dos pacientes por uma cirurgia.

 

AMBULATÓRIO DE TRAUMA ORTOPÉDICO

Rondônia também conta com o Ambulatório de Trauma Ortopédico – ATO, que atende pacientes conservadores (que não precisam de cirurgias) e pacientes pós-operatórios do Hospital de retaguarda e HB. Somente neste ano 4.348 pacientes realizaram consulta e 1.507 passaram por algum procedimento. 

Os pacientes que iniciam o tratamento no ambulatório, retornam de 15 em 15 dias para consulta e avaliação do médico. Os procedimentos realizados na unidade são: curativo, gesso, tipoia, retirada de pontos, retirada de fio de kirchner e fixadores externos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho passou a realizar na própria rede municipal o exame de DNA HPV, medida que promete reduzir significativamente o tempo de

Prefeitura de Porto Velho  agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Prefeitura de Porto Velho agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, a Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo no fortalecime

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)