Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Colesterol alto é uma das principais causas do surgimento de doenças cardiovasculares


Colesterol alto é uma das principais causas do surgimento de doenças cardiovasculares - Gente de Opinião

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, a deputada federal Mariana Carvalho, que é médica com especialidade em cardiologia, alerta para a importância do controle das taxas de colesterol para prevenir e combater as doenças cardiovasculares. 

Mariana lembra que apesar de ser um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo, se consumido em excesso, torna-se perigoso.

O colesterol pode ser considerado um tipo de gordura produzida em nosso organismo e presente em vários alimentos, como carne, leite integral e ovos, por exemplo. É responsável pela produção de hormônio e vitamina D. 

Ela lembra, porém, que seu excesso no sangue é prejudicial ao organismo, favorecendo doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e infartos. Para evitar isso, Mariana lembra da importância de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, folhas, carne branca e substituição do óleo por azeite no preparo das refeições.

De acordo com a OMS, 17,5 milhões de pessoas morrem por doenças cardiovasculares por ano. No Brasil, são cerca de 350 mil mortes anualmente: o dobro de mortes por câncer. 

É duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país.

Iluminação Especial

Na próxima semana, o Congresso Nacional receberá uma iluminação especial em alusão ao dia de combate ao colesterol. O prédio será iluminado na cor rosa, em referência à campanha e em atendimento a um pedido da deputada Mariana Carvalho. 

O pedido para essa iluminação especial surgiu após uma solicitação do GAC Grupo de Advocacia Cardiovascular. 

Webinar 

Também nesta semana a deputada participou do Webinar “Diálogos Estadão” que debateu o tema. 

A parlamentar falou sobre o seu projeto que cria o Dia Nacional de Conscientização de Doenças Cardiovasculares na mulher. O PL 1136/19. A proposta já foi aprovada pela Câmara e aguarda apreciação pelo Senado. 

Ela explica que a incidência dessas doenças nas mulheres cresceu de forma alarmante nos últimos anos e, por isso, é tão importante que haja esse alerta em nível nacional. Também explica que ao tratar o tema com as mulheres, toda a sociedade é alertada. 

Mais Sobre Saúde

Unidades de Saúde de Porto Velho abrem as portas para a Campanha de Multivacinação e Dia V contra a covid no sábado (16)

Unidades de Saúde de Porto Velho abrem as portas para a Campanha de Multivacinação e Dia V contra a covid no sábado (16)

A Campanha Nacional de Multivacinação e Dia V de Vacinação contra a covid-19, que vão mobilizar servidores da Prefeitura de Porto Velho e voluntários,

Outubro Rosa tem atendimento e pit stop na sexta-feira (15)

Outubro Rosa tem atendimento e pit stop na sexta-feira (15)

Dando continuidade às atividades relacionadas à Campanha Outubro Rosa em Porto Velho, acontece nesta sexta-feira (15), às 16h, no Parque Jardim das

Governo de Rondônia vai realizar mais de mil exames de mamografia para zerar fila de espera da II Macrorregião

Governo de Rondônia vai realizar mais de mil exames de mamografia para zerar fila de espera da II Macrorregião

Todos os anos, em outubro, diversas ações de prevenção ao câncer de mama são realizadas. Neste ano, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de E