Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Colesterol alto é uma das principais causas do surgimento de doenças cardiovasculares


Colesterol alto é uma das principais causas do surgimento de doenças cardiovasculares - Gente de Opinião

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, a deputada federal Mariana Carvalho, que é médica com especialidade em cardiologia, alerta para a importância do controle das taxas de colesterol para prevenir e combater as doenças cardiovasculares. 

Mariana lembra que apesar de ser um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo, se consumido em excesso, torna-se perigoso.

O colesterol pode ser considerado um tipo de gordura produzida em nosso organismo e presente em vários alimentos, como carne, leite integral e ovos, por exemplo. É responsável pela produção de hormônio e vitamina D. 

Ela lembra, porém, que seu excesso no sangue é prejudicial ao organismo, favorecendo doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e infartos. Para evitar isso, Mariana lembra da importância de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, folhas, carne branca e substituição do óleo por azeite no preparo das refeições.

De acordo com a OMS, 17,5 milhões de pessoas morrem por doenças cardiovasculares por ano. No Brasil, são cerca de 350 mil mortes anualmente: o dobro de mortes por câncer. 

É duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país.

Iluminação Especial

Na próxima semana, o Congresso Nacional receberá uma iluminação especial em alusão ao dia de combate ao colesterol. O prédio será iluminado na cor rosa, em referência à campanha e em atendimento a um pedido da deputada Mariana Carvalho. 

O pedido para essa iluminação especial surgiu após uma solicitação do GAC Grupo de Advocacia Cardiovascular. 

Webinar 

Também nesta semana a deputada participou do Webinar “Diálogos Estadão” que debateu o tema. 

A parlamentar falou sobre o seu projeto que cria o Dia Nacional de Conscientização de Doenças Cardiovasculares na mulher. O PL 1136/19. A proposta já foi aprovada pela Câmara e aguarda apreciação pelo Senado. 

Ela explica que a incidência dessas doenças nas mulheres cresceu de forma alarmante nos últimos anos e, por isso, é tão importante que haja esse alerta em nível nacional. Também explica que ao tratar o tema com as mulheres, toda a sociedade é alertada. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO

Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Com a expectativa de vida sete anos maior do que a dos homens, diagnósticos precoces podem evitar doenças silenciosas em mulheres

Com a expectativa de vida sete anos maior do que a dos homens, diagnósticos precoces podem evitar doenças silenciosas em mulheres

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)