Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Colesterol alto é uma das principais causas do surgimento de doenças cardiovasculares


Colesterol alto é uma das principais causas do surgimento de doenças cardiovasculares - Gente de Opinião

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, a deputada federal Mariana Carvalho, que é médica com especialidade em cardiologia, alerta para a importância do controle das taxas de colesterol para prevenir e combater as doenças cardiovasculares. 

Mariana lembra que apesar de ser um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo, se consumido em excesso, torna-se perigoso.

O colesterol pode ser considerado um tipo de gordura produzida em nosso organismo e presente em vários alimentos, como carne, leite integral e ovos, por exemplo. É responsável pela produção de hormônio e vitamina D. 

Ela lembra, porém, que seu excesso no sangue é prejudicial ao organismo, favorecendo doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e infartos. Para evitar isso, Mariana lembra da importância de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, folhas, carne branca e substituição do óleo por azeite no preparo das refeições.

De acordo com a OMS, 17,5 milhões de pessoas morrem por doenças cardiovasculares por ano. No Brasil, são cerca de 350 mil mortes anualmente: o dobro de mortes por câncer. 

É duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país.

Iluminação Especial

Na próxima semana, o Congresso Nacional receberá uma iluminação especial em alusão ao dia de combate ao colesterol. O prédio será iluminado na cor rosa, em referência à campanha e em atendimento a um pedido da deputada Mariana Carvalho. 

O pedido para essa iluminação especial surgiu após uma solicitação do GAC Grupo de Advocacia Cardiovascular. 

Webinar 

Também nesta semana a deputada participou do Webinar “Diálogos Estadão” que debateu o tema. 

A parlamentar falou sobre o seu projeto que cria o Dia Nacional de Conscientização de Doenças Cardiovasculares na mulher. O PL 1136/19. A proposta já foi aprovada pela Câmara e aguarda apreciação pelo Senado. 

Ela explica que a incidência dessas doenças nas mulheres cresceu de forma alarmante nos últimos anos e, por isso, é tão importante que haja esse alerta em nível nacional. Também explica que ao tratar o tema com as mulheres, toda a sociedade é alertada. 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Com quase tudo pronto, a reforma do Cemetron já chegou a 99% de execução. E o mais importante: sem que nenhum atendimento fosse interrompido. De aco

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)