Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cilindros de oxigênio de empresários e criadores de peixe ajudam a salvar vidas


Cilindros de oxigênio de empresários e criadores de peixe ajudam a salvar vidas - Gente de Opinião

Empresários e criadores de peixes da região do Vale do Jamari estão dando uma demonstração de solidariedade, ajudando os hospitais públicos de Ariquemes que estão com dificuldade para abastecer as unidades de saúde com oxigênio hospitalar. 

Nesta sexta-feira, 19, chegou a Ariquemes um carregamento com 44 cilindros de oxigênio, para abastecer as unidades públicas de saúde da cidade. Esse carregamento foi adquirido com doações de empresários, com a coordenação da logística de transporte sob a responsabilidade do empresário Paulo Feliciani. 

A cooperativa de crédito CrediSIS CrediAri fez a doação de 20 dos 44 cilindros de oxigênio. O presidente do Conselho de Administração da entidade, Donizetti José, destacou que a ajuda foi realizada após uma reunião on-line da diretoria para aprovar a doação. “Sempre nos colocamos à favor da comunidade de Ariquemes e vamos ajudar sempre que formos convocados. O nosso compromisso é com a população e com a sociedade onde estamos inseridos”, destaca Donizetti José.

 

CRIADORES DE PEIXE

Já os piscicultores emprestaram os cilindros de oxigênio utilizados para o transporte de alevinos, como forma de socorrer as vítimas da Covid-19, que precisam do insumo para o tratamento da doença.  Os primeiros cilindros começaram a chegar na segunda-feira, um dia após o pedido de ajuda da prefeita de Ariquemes Carla Redano. A Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) mobilizou os seus associados para trazerem das fazendas os cilindros de oxigênio. 

Cerca de 30 cilindros foram emprestados para a rede pública de saúde, que também já iniciou o processo de compra de outras empresas fornecedoras de oxigênio. 

O vice-presidente da ACRIPAR, Edson Sápiras pede que os piscicultores de outras cidades fiquem atentos às necessidades da rede pública de saúde e também colaborem. “O exemplo que os empresários e criadores de peixes de Ariquemes deram foi rápido e evitou o desabastecimento das nossas unidades de saúde. Unidos nós somos mais fortes e vamos vencer esse vírus”, destaca.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho  agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Prefeitura de Porto Velho agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, a Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo no fortalecime

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)