Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

CFM aprova avaliação da formação de médicos


Camila Maciel / Agência Brasil

São Paulo – O Conselho Federal de Medicina (CFM) declarou hoje (12) à Agência Brasil que apoia iniciativas, como a do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), de submeter os formandos de medicina a provas antes da concessão do registro profissional. O teste, aplicado há oito edições, passou a ser obrigatório este ano. Ontem (11) parte dos estudantes de medicina, que discordam da exigência e do modelo da prova, boicotaram o exame marcando a letra “b” em todas as questões.

“Enquanto não temos uma lei para implantar outro tipo de avaliação, o conselho federal vai apoiar essas iniciativas. Não só em São Paulo, mas também em outros estados que queiram fazer. Qualquer medida que busque a qualidade da formação é bem-vinda”, disse Desiré Carlos Callegari, conselheiro e primeiro secretário do CFM. Ele disse que, por enquanto, a instância federal acompanha e estuda os resultados desses exames.

Callegari destacou que o modelo de avaliação a ser defendido pelo CFM não foi definido pelo plenário do Conselho, mas que o formato de um exame progressivo conta com muitos adeptos. “Pensamos que a melhor forma de avaliar, tanto a universidade como o aluno, seria uma prova no segundo, no quarto e no sexto ano de faculdade. As deficiências seriam corrigidas progressivamente”, explicou.

Além disso, ele ressalta a necessidade de testes cognitivos e práticos. Essa foi uma das críticas feitas pelos estudantes submetidos ao exame ontem em São Paulo. “A prova não tinha muitos casos clínicos. O caso clínico engloba melhor a avaliação do estudante, como ocorre hoje nas provas de residência”, avaliou o estudante Guilherme Lippi, que faz o último ano do curso de medicina na Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Sobre a qualidade dos cursos de medicina no país, o conselheiro acredita que houve uma abertura indiscriminada de faculdades, o que estaria prejudicando a formação. “Não temos professores e hospitais escola suficientes. Não tem como pensar um curso de medicina sem um hospital de referência”, avalia. Ele destaca ainda que o conselho está preocupado com o aumento do número de denúncias e de processos relacionados à prática médica. “Isso mostra que existe uma deficiência”, declarou.

De acordo com o CFM, o Brasil possui 197 escolas médicas, ficando atrás, apenas, da Índia, com 272 cursos e uma população de 1,2 bilhão de pessoas. Desde 2003, foi autorizado o funcionamento de 69 escolas de Medicina. Desse total, 78% são privadas.

Na última quarta-feira (7), o tema foi debatido em audiência pública no Senado Federal, informou a assessoria de imprensa do CFM. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 217/2004, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), propõe a instituição do Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito para o exercício da profissão.

Com a lei, os conselhos poderão negar o registro aos formandos que não atinjam o perfil exigido. Atualmente, as entidades, apesar de poderem exigir a participação no exame, não podem negar o registro caso o estudante não acerte uma quantidade mínima de questões.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Edital 019 do processo

ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara

ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara

O município de Corumbiara, localizado na região Cone Sul de Rondônia, recebe no próximo sábado, dia 17 de maio, mais uma edição das Campanhas Combon

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação na área da saúde, em municípios da região Central do Estado e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)