Terça-feira, 14 de junho de 2022 - 20h25

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau reativou os serviços oferecidos pelo Centro de Diagnóstico de Imagem – CDI, que agora volta a ser administrado pelo Estado. O CDI está localizado ao lado do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP, em Porto Velho. As atividades reiniciaram na última sexta-feira (10).
O CDI é considerado referência no Estado de Rondônia na realização de exames de alta complexidade. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. Num primeiro momento estão sendo realizados apenas exames de raio x e ultrassonografia em pacientes do Ambulatório de Trauma Ortopédico – ATO, Hospital de Base Ary Pinheiro – HBAP e Pronto Socorro João Paulo II – HPSJPII.
A enfermeira Ana Paula, coordenadora do serviço explicou que o CDI conta com equipamentos modernos que possibilitam a realização de exames de alta complexidade. “Nossa máquina de raio-x é digital e estamos à frente, do ponto de vista tecnológico levando para a população exames de precisão e qualidade”, garantiu.

O paciente Leandro Ferreira de Araújo, de 84 anos agradeceu o atendimento ágil na nova unidade
O paciente Leandro Ferreira de Araújo, de 84 anos de idade, foi o primeiro paciente atendido na reabertura. Ele contou que sente dores nas pernas, e em consulta clínica recebeu o encaminhamento para realização do exame de ultra-som do joelho. “O atendimento foi bem rápido, e já vou levar o resultado para o médico e vou começar o tratamento”, elogiou.
A reabertura foi viabilizada com a convocação de profissionais de saúde emergenciais, entre eles; biomédicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, administrativos, médicos radiologistas e ultrassonografistas.
O secretário-adjunto da Sesau, Maxwendell Gomes Batista esclareceu que o Governo de Rondônia não tem medido esforços ao reunir as direções das unidades de saúde, patrimônio do Estado e recursos humanos para otimizar os atendimentos. “Destinamos insumos, equipamentos e contratamos pessoal para o trabalho, visando além de um atendimento célere aos pacientes, a economia para o Estado”.
O secretário ainda explicou que a unidade, anteriormente era dirigida por uma prestadora de serviços, por meio de contrato. Mas de agora em diante a administração será feita pelo próprio Estado. “O objetivo é tornar mais ágil o atendimento dos pacientes que aguardam vaga para realização dos exames” enfatizou o secretário.
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)