Sábado, 19 de outubro de 2013 - 11h05
Nos dias 21, 22 e 23 de outubro estará em Porto Velho e ficará ao lado da Maternidade Mãe Esperança a Carreta de Barretos, que estará realizando exames gratuitos de mamografia durante todo o dia. Os casos positivos detectados poderão ser tratados no estado de São Paulo. A informação foi repassada pela coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Antônia Ferreira.“Não temos um levantamento definitivo sobre a estimativa de casos de câncer em mulheres de Porto Velho, mas sabemos que a incidência é muito grande em nosso estado. Estamos convencidas da necessidade de que cresça ainda mais esse nosso trabalho de conscientização, para que passemos a mudar esse quadro triste sobre a incidência de câncer em mulheres”, frisou a coordenadora.
Ainda de acordo com ela a ação faz parte da programação do Outubro Rosa, uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A coordenadora alertou ainda para os exames que ajudam a diagnosticar o câncer de mama: “Temos a Mamografia que ainda é o melhor método para a detecção precoce do câncer de mama. Por meio dela é possível detectar microcalcificações que muitas vezes são as primeiras indicações de um câncer em fase inicial. A primeira deve ser feita a partir dos 35 anos. Em seguida, a partir dos 40, deve ser realizada anualmente. E o auto-exame das mamas que deve ser feito a partir da primeira menstruação, mas não substitui os outros exames”, comentou.
Sobre este último, ele consiste em a mulher apalpar seus seios na tentativa de identificar alguma alteração. Além disso, ele incentiva que a mulher conheça o próprio corpo. O auto-exame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstruação, e de três maneiras: Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, a mulher deve elevar o braço direito e deslizar os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Em seguida, fazer o mesmo na mama esquerda; Deitada: colocar um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, a recomendação é apalpar a parte interna da mama. Em seguida, basta inverter a posição para o lado direito e fazer o mesmo procedimento e diante do espelho: elevar e abaixar os braços em frente ao espelho. Com o movimento, observar se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações nos seios.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)