Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Carnaval: 'Não dá para misturar bebida e direção'


Agência Brasil

Brasília - No carnaval, o governo federal lançou a campanha Bebida e Direção, Pule Fora Dessa. A ideia é advertir sobre a necessidade de os motoristas não consumirem bebidas alcoólicas. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que foi ao ar hoje (17), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, lembrou que o consumo de álcool ameaça a vida não só do motorista, mas de todas as pessoas ao redor dele.

“[Quero que os motoristas] compreendam realmente que não dá para misturar bebida e direção”, disse Ribeiro. Segundo ele, a campanha lançada pelo governo reúne vários órgãos federais, como o Departamento Nacional de Trânsito(Denatran) e os ministérios das Cidades e da Saúde.

De acordo com o ministro, mesmo quando o consumo de álcool é em “pequena quantidade”, há risco de acidentes. Segundo ele, isso ocorre porque o motorista tem os reflexos reduzidos e a atenção diminuída.

“É fundamental que a gente respeite a vida das pessoas. E, juntos com o governo federal, foi firmado um pacto nacional [na busca da] redução de acidentes no trânsito, pois há uma grande quantidade de acidentes que matam muitos no nosso país”, ressaltou Ribeiro.

O alerta do ministro ocorre no momento em que muitos foliões já festejam o carnaval e outros se preparam para as festas. “Aproveito o dia de hoje [para pedir às pessoas] que se conscientizem e conscientizem também quem está ao seu lado, amigos e colegas, no sentido de que se beber não dirija, porque é extremamente perigoso”, destacou.

O ministro destacou também que é fundamental que o motorista esteja atento às condições adequadas do veículo, observe se as crianças, menores de sete anos e meio, estão nas cadeirinhas e as demais, no assento de elevação. O ministro lembrou também que o risco de acidentes existe ainda quando o motorista usa o celular ao volante.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)