Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Caravana Nacional da Saúde chega nesta 6ª a Nova Mamoré


Uma equipe do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) chega nesta sexta-feira a Nova Mamoré (um dos mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH 0,659 Caravana Nacional da Saúde chega nesta 6ª a Nova Mamoré - Gente de Opiniãodo Estado), com o programa Caravana Nacional da Saúde, desenvolvido em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). A equipe passará o dia na cidade, conversando com a população, desenvolverá uma pesquisa sobre a qualidade de vida, apresentará um filme para estimular o debate sobre diferenças e fiscalizará a unidade de saúde do município.

O projeto, intitulado Caravana Nacional da Saúde, é coordenado pela Comissão de Ações Sociais do CFM e envolve catorze estados que apresentam municípios com IDH abaixo da média. Os conselhos que já desenvolvem as ações em nível regional são os do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rondônia, Roraima e São Paulo.

Experiência

A Caravana Nacional da Saúde é inspirada em projeto semelhante promovido em Pernambuco pelo conselho de medicina local (Cremepe). Ao longo de sete anos a instituição percorreu todos os municípios do estado para se aproximar da população e avaliar o acesso à assistência em saúde.

Em Rondônia, afirma o vice-presidente do Cremero, médico Almerindo Brasil, o conselho realiza este trabalho de fiscalização das unidades de saúde dos municípios (assim com as da capital) há mais de dez anos, sempre produzindo relatórios apontando deficiências e sugerindo ações para saná-las. Estes relatórios são posteriormente encaminhados aos gestores públicos e aos órgãos de controle, como Ministério Público, Tribunal de Contas e Câmara de Vereadores ou Assembléia Legislativa.

Outros dois municípios de Rondônia que também apresentam baixo IDH serão visitados pela Caravana Nacional da Saúde: Theobroma, na região da Bacia Leiteira (IDH 0,661), no final deste mês, e Parecis, na Zona da Mata (IDH 0,666), no início de junho.

Após a visita, a equipe do Conselho Regional de Medicina, que conta com um médico, um jornalista, um padre representando a Igreja Católica e a Campanha da Fraternidade deste ano, e uma equipe de apoio, vai elaborar relatório que será encaminhado ao Conselho Federal de Medicina junto com os questionários da pesquisa.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau)  sobre 4 casos de vírus Mpox

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) sobre 4 casos de vírus Mpox

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que há registro, até o momento, de seis ocorrências de notificações de infecção pelo vír

Foi confirmado em Porto Velho dois casos de Mpox, a varíola de macacos. - Atualização

Foi confirmado em Porto Velho dois casos de Mpox, a varíola de macacos. - Atualização

Porto Velho já registrou dois casos confirmado de Mpox (varíola dos macacos) e outros dois casos suspeitos em investigação, segundo informações repa

Atendimentos e procedimentos em pessoas com fissuras labiopalatinas serão realizados gratuitamente em Porto Velho

Atendimentos e procedimentos em pessoas com fissuras labiopalatinas serão realizados gratuitamente em Porto Velho

Com o objetivo de garantir mais qualidade de vida a crianças e adultos com fissuras labiopalatinas, a Associação Operação Sorriso do Brasil, em parc

Prefeito Léo Moraes anuncia oferta de Implanon e fortalece políticas de saúde da mulher em Porto Velho

Prefeito Léo Moraes anuncia oferta de Implanon e fortalece políticas de saúde da mulher em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes anunciou, nesta quarta-feira (18), que a Prefeitura de Porto Velho passa a oferecer gratuitamente o Implanon na rede municipal d

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)