Quinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Caravana Nacional da Saúde chega nesta 6ª a Nova Mamoré


Uma equipe do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) chega nesta sexta-feira a Nova Mamoré (um dos mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH 0,659 Caravana Nacional da Saúde chega nesta 6ª a Nova Mamoré - Gente de Opiniãodo Estado), com o programa Caravana Nacional da Saúde, desenvolvido em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). A equipe passará o dia na cidade, conversando com a população, desenvolverá uma pesquisa sobre a qualidade de vida, apresentará um filme para estimular o debate sobre diferenças e fiscalizará a unidade de saúde do município.

O projeto, intitulado Caravana Nacional da Saúde, é coordenado pela Comissão de Ações Sociais do CFM e envolve catorze estados que apresentam municípios com IDH abaixo da média. Os conselhos que já desenvolvem as ações em nível regional são os do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rondônia, Roraima e São Paulo.

Experiência

A Caravana Nacional da Saúde é inspirada em projeto semelhante promovido em Pernambuco pelo conselho de medicina local (Cremepe). Ao longo de sete anos a instituição percorreu todos os municípios do estado para se aproximar da população e avaliar o acesso à assistência em saúde.

Em Rondônia, afirma o vice-presidente do Cremero, médico Almerindo Brasil, o conselho realiza este trabalho de fiscalização das unidades de saúde dos municípios (assim com as da capital) há mais de dez anos, sempre produzindo relatórios apontando deficiências e sugerindo ações para saná-las. Estes relatórios são posteriormente encaminhados aos gestores públicos e aos órgãos de controle, como Ministério Público, Tribunal de Contas e Câmara de Vereadores ou Assembléia Legislativa.

Outros dois municípios de Rondônia que também apresentam baixo IDH serão visitados pela Caravana Nacional da Saúde: Theobroma, na região da Bacia Leiteira (IDH 0,661), no final deste mês, e Parecis, na Zona da Mata (IDH 0,666), no início de junho.

Após a visita, a equipe do Conselho Regional de Medicina, que conta com um médico, um jornalista, um padre representando a Igreja Católica e a Campanha da Fraternidade deste ano, e uma equipe de apoio, vai elaborar relatório que será encaminhado ao Conselho Federal de Medicina junto com os questionários da pesquisa.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

O médico Marcos Berti Cavalcanti, que há 19 anos atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, integra a f

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

O Tribunal de Justiçad e Rondôpnia, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realiza nesta sexta-feira, 10 de maio, das 12

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)