Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Capital do Acre tem espaço exclusivo para lazer de idosos


Marcos Chagas
Enviado Especial

Rio Branco – Se Brasília tem o Senado, onde 81 parlamentos se reúnem para debater propostas importantes que alteram a vida do cidadão, na capital acriana também existe o “Senadinho”, ponto de encontro de idosos. Eles se reúnem todas as quartas e sextas-feiras para ouvir e dançar ao som de bandas que tocam desde o forró pé de serra aos melhores clássicos do chorinho.

O Senadinho foi criado em frente ao Palácio das Secretarias de Governo pelo então governador e hoje senador Jorge Viana (PT), para tirar o idoso de casa e, consequentemente, do sedentarismo e da depressão, explicou o coordenador do espaço, Wilson Araújo.

“Aqui se tornou o Senadinho, onde as pessoas se reúnem para conversar besteira, falam do governo, de deputado, falam de um e falam de outro e aí ficou Senadinho, explicou Araújo. O espaço, segundo ele, já promoveu o casamento de sete casais de idosos.

Suado de tanto dançar, Manoel Rodrigues do Nascimento, de 80 anos, frequenta o Senadinho há quatro anos e disse entre risos que sempre arruma uma namorada. De acordo com ele, entre ficar em casa ou frequentar o baile dançante ao ar livre, prefere a segunda alternativa. “Não pode é ficar em casa que o sangue para”, brincou.

Manoel não vê muita diferença entre o Senado, em Brasília, e o Senadinho acriano. Para ele, se há alguma diferença, ela é pouca. “Olha não estou achando quase diferença nenhuma com o Senado de Brasília. Diferença, coisa pouca, do Senado de lá para o daqui. Lá também está todo mundo dançando”, disse.

Já Sandoval Vasconcelos, de 76 anos, ainda busca sua “veia” (mulher). Vigiado de por Maria Lima de Oliveira, ele evita dançar e não assume o namoro. “Ele não dança, mas eu sempre dou um beijinho maroto nele”, brincou Maria.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)