Terça-feira, 7 de julho de 2015 - 12h01
Com intuito de aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais de saúde em Porto Velho, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR – concessionária da UHE Jirau) promoveu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), o curso de Capacitação no Sistema de Informações Epidemiológicas para o Controle da Malária. A ação é desenvolvida por meio do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica Jirau.
Durante o curso, realizado em 29 de junho na Faculdade São Lucas, profissionais da SEMUSA receberam informações sobre noções básicas para acesso e registro de casos da doença na plataforma do SIVEP-Malária, ambiente virtual do Sistema de Informações de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde. Neste sistema, estão disponíveis dados fundamentais para o supervisor local planejar as ações de controle, bem como avaliar o andamento das atividades executadas por sua equipe em campo.
O consultor do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica Jirau, Fábio Costa, explica que os supervisores atuam como gestores nas zonas sanitárias do município e o acesso a esta plataforma, permite a tomada de decisões importantes, como por exemplo, a concentração de esforços no controle em locais onde a malária está ocorrendo com maior incidência, tanto na zona rural quanto na zona urbana. “Elevar o conhecimento garante a esses profissionais mais qualidade, eficácia e agilidade no resultado dos trabalhos desenvolvidos”, observa.
De acordo com a coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Juliana Silva, o foco da capacitação é qualificar os técnicos para obter melhorias no controle da malária. “A Usina Jirau reconhece a importância desse tipo de formação profissional, tanto que contribui para o avanço no controle da doença, como também aumenta a capacidade operacional e as ações estratégicas em campo”, enfatiza.
O curso teve duração de oito horas e contou com a participação de 25 profissionais. A próxima ação está prevista para a segunda quinzena de julho, quando serão abordados os temas “Hepatite” e “Acidentes de trânsito”.
Fonte: COMUNICA
Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada
O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh
Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron
As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare
Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II
Unidade que por décadas simbolizou o abandono da saúde pública, agora recebe investimentos, melhorias estruturais e reorganização no fluxo de atendi
Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, nesta sexta-feira (27/6), mais uma fiscalização no Hospital de Base Ary Pinheiro, em P