Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Capacitação para controle da malária em Porto Velho


Com intuito de aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais de saúde em Porto Velho, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR – concessionária da UHE Jirau) promoveu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), o curso de Capacitação no Sistema de Informações Epidemiológicas para o Controle da Malária. A ação é desenvolvida por meio do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica Jirau.

Durante o curso, realizado em 29 de junho na Faculdade São Lucas, profissionais da SEMUSA receberam informações sobre noções básicas para acesso e registro de casos da doença na plataforma do SIVEP-Malária, ambiente virtual do Sistema de Informações de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde. Neste sistema, estão disponíveis dados fundamentais para o supervisor local planejar as ações de controle, bem como avaliar o andamento das atividades executadas por sua equipe em campo.

O consultor do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica Jirau, Fábio Costa, explica que os supervisores atuam como gestores nas zonas sanitárias do município e o acesso a esta plataforma, permite a tomada de decisões importantes, como por exemplo, a concentração de esforços no controle em locais onde a malária está ocorrendo com maior incidência, tanto na zona rural quanto na zona urbana. “Elevar o conhecimento garante a esses profissionais mais qualidade, eficácia e agilidade no resultado dos trabalhos desenvolvidos”, observa.

De acordo com a coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Juliana Silva, o foco da capacitação é qualificar os técnicos para obter melhorias no controle da malária. “A Usina Jirau reconhece a importância desse tipo de formação profissional, tanto que contribui para o avanço no controle da doença, como também aumenta a capacidade operacional e as ações estratégicas em campo”, enfatiza.

O curso teve duração de oito horas e contou com a participação de 25 profissionais. A próxima ação está prevista para a segunda quinzena de julho, quando serão abordados os temas “Hepatite” e “Acidentes de trânsito”.

Fonte: COMUNICA

 

Gente de OpiniãoDomingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Gente de Opinião Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)