Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Campanhas de vacinação entram na reta final com baixa adesão da população de Porto Velho

Imunização contra o sarampo e poliomielite pode ser feita até o dia 20 de novembro


Campanhas de vacinação entram na reta final com baixa adesão da população de Porto Velho - Gente de Opinião

As campanhas de multivacinação, sarampo e poliomielite chegam na reta final com baixa procura da população de Porto Velho. Crianças e adolescentes menores de 15 anos e adultos de 20 a 49 anos tem até o próximo dia 20 de novembro para serem imunizadas em todas as unidades básicas de saúde. 

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é vacinar 30.349 mil crianças de 1 a 5 anos contra a poliomielite. Até o momento, o município imunizou 7.083 mil crianças, o que representa 23,34% de cobertura. 

A adesão da campanha de multivacinação que busca a atualização da carteira de vacinação também está baixa. A finalidade é que crianças e adolescentes menores de 15 anos recebam doses de vacinas importantes que podem estar pendentes. 

A vacinação contra o sarampo para adultos de 20 a 49 anos também vai até o dia 20 de novembro em Porto Velho. Até o agora foram aplicadas 17.756 doses. Para essa campanha não há uma meta determinada pelo Ministério da Saúde, no entanto, segundo o IBGE, há cerca de 270 mil pessoas nessa faixa etária em Porto Velho, contando com zona urbana, rural e distritos. 

A Semusa informa que todas as unidades básicas de saúde disponibilizam doses das vacinas das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. É importante levar o cartão do SUS, a carteira de vacina da criança e um documento com foto. 

Outra recomendação é quanto as regras de segurança em tempos de pandemia. É obrigatório o uso de máscara nas unidades de saúde, bem como observar o distanciamento das demais pessoas. As unidades também disponibilizam álcool em gel e locais para a lavagem das mãos.

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)