Segunda-feira, 22 de novembro de 2010 - 06h11
Cerca de 10 mil mulheres atendidas. Esta é a meta da secretaria municipal de Saúde (Semusa) para atender em 11 dias, mulheres com idade de 25 a 59 anos, parte da campanha de intensificação de coleta de Prevenção do Câncer de Colo de Útero (PCCU) nas Unidades de Saúde.
Para atingir a meta a secretaria dispõe de 56 médicos fazendo o atendimento, 56 enfermeiros coletando 3 exames por hora, em turno de 6 horas e em 11 dias. O trabalho começou no sábado e vai até o dia 03 de dezembro. A leitura das lâminas ficará sob a responsabilidade do laboratório do Centro de Referência Saúde da Mulher, ao lado da Unidade da Saúde Rafael Vaz e Silva.
P r e v e n ç ã o
O exame preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença, pois ao ser detectado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são mais precisa. “O câncer uterino é uma das prioridades do pacto pela vida e amplia a oferta de preventivo do colo do útero, que é uma atividade que vem sendo desenvolvida na rotina das unidades. Hoje queremos dar visibilidade para o serviço disponibilizado em toda a rede municipal, mais a procura ainda é baixa e temos que conquistar uma clientela de 80% das mulheres com idade de 25 a 59 anos, da nossa capital” – disse o secretario da Semusa Williames Pimentel.
No segundo semestre deste ano a secretaria ofereceu recentemente aos profissionais de enfermagem um curso de aperfeiçoamento para coleta, no Centro de Referência Saúde da Mulher e após este trabalho foi intensificado nas unidades. “Tenho preocupação em melhorar cada vez mais o serviço, por isso procuro uma gestão de apoio ao profissional disponibilizando sua qualificação e assim tentar dar uma potência para combater o agravo e diminuir os indicadores” – disse Pimentel.
No sábado a Semusa realiza um grande mutirão feminino para dá maior visibilidade ao planejamento familiar, que está disponível em toda rede municipal com ações que vão além do preventivo, incluindo até a saúde do homem. A estratégia da Semusa para atrair o público alvo resulta ainda em um rastreamento de mulheres que nunca fizeram o exame; capta as que estão expostas em fatores de risco e ainda disponibilizam o tratamento de todos os agravos causados por vários agentes infecciosos e representam o principal motivo de consulta ao ginecologista.
Fonte: Aurimar Lima
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