Terça-feira, 30 de junho de 2020 - 10h28

Prestes a encerrar a campanha de vacinação contra a gripe, quase 30 mil pessoas ainda não foram vacinadas em Porto Velho. Balanço publicado pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde aponta que pouco mais de 71% das pessoas que fazem parte do público-alvo tomou a vacina na Capital.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B encerra nesta terça-feira (30). Até agora, mais de 74 mil pessoas foram imunizadas e outras 28.855 ainda não buscaram este importante reforço na redução de complicações, internações e mortes.
Em Porto Velho, a campanha tem registrado baixa adesão entre os públicos que fazem parte da terceira fase. Segundo o departamento de Imunização da Semusa, as crianças vacinadas até agora somam 11.396 (27%), gestantes 2.167 (33%) e puérperas 1.062 (28%). Além disso, adultos entre 55 e 59 anos, que também estão inseridos nesta fase, atingiram 5.899 (42%) pessoas vacinadas.
Segundo a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, até o final da tarde desta segunda-feira (29), ainda não havia uma sinalização do Ministério da Saúde por nova prorrogação deste prazo. “Eu acredito ser necessário um prolongamento da campanha, haja vista que a baixa adesão da população está sendo registrada em todos os municípios brasileiros por causa da pandemia”.
Ainda segundo a gerente, outra explicação para a baixa cobertura é a proibição de ações específicas de vacinação em escolas e instituições, como eram realizadas em outros anos. “Nossa equipe visitava todas as escolas durante a campanha para beneficiar as crianças e também educadores. Esse ano ficamos impossibilitados, por causa da pandemia”.
As vacinas conta a gripe e de rotina estão disponíveis em todas as unidades de básicas de saúde e podem ser aplicadas das 8h às 18h. Encontre a unidade mais próxima da sua casa no link https://sempog.
Ações Pontuais
Equipes de imunização da Semusa estiveram em alguns distritos, na última semana, para dar prosseguimento na campanha contra a gripe. Ao todo, mil pessoas foram beneficiadas entre moradores de vila, comunidade e também das linhas rurais.
Para evitar aglomerações e risco de proliferação do coronavírus, os profissionais de saúde montaram uma estrutura na parte externa das unidades de saúde. No distrito de Nova Califórnia foram aplicadas 420 doses de vacina, entre influenza, tríplice viral e de rotina. Em Vista Alegre do Abunã outras 580 pessoas foram imunizadas, sendo 190 doses de vacina contra a gripe e outra 350 de rotina.
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO
Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)