Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Câmara realiza evento para alertar sobre doença



O câncer de próstata é um dos principais riscos para a saúde do homem, sobretudo para aqueles com histórico da doença na família. Para alertar a população sobre a importância da prevenção, a câmara municipal, por iniciativa do vereador Edesio Fernandes, convidou o secretário municipal de saúde para participar do evento em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro.

“Aos cinquenta anos o homem deve fazer o exame de toque pelo menos uma vez ao ano. Mas quem já teve caso na família deve começar aos quarenta anos. É uma doença curável desde que o tratamento seja descoberta cedo”, ressaltou o urologista Vitor Sadeck, que palestrou a convite do secretário sobre o tema: Doenças da Próstata.

Para Ramires, o objetivo principal da campanha é estimular os homens a procurar os centros de saúde. Pois eles só procuram o serviço quando estão doente, e o foco é na prevenção. “Todas as unidades básicas de saúde estão aptas a fazer o atendimento. É onde começa o cuidado preventivo e também o encaminhamento para os casos mais graves”, destaca o secretário.

O vereador Édesio disse durante o evento que em sua família dois casos de câncer de próstata já foram identificados, e que foi esse o motivo que o levou a procurar a parceira da Semusa para levar a informação a todos que compareceram na Câmara na manhã dessa segunda feira.

Na ocasião, Orlando Ramires, foi homenageado com uma moção de aplauso em virtude do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.

Fonte: Semusa

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)