Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Bloco da Saúde distribuirá preservativos e orientações



Durante o carnaval, agentes da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) visitarão os locais de concentração dos blocos para, antes de iniciarem seus desfiles, receberem informativos e orientações sobre prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis como aids, HPV e hepatites virais.

Antecipando-se às festas propriamente ditas, esses agentes realizaram na manhã desta sexta-feira (24), no cruzamento da avenida Sete de Setembro com a Governador Jorge Teixeira, pit stop em que orientaram condutores de veículos, de automóveis a carretas, além de distribuírem preservativos masculino e feminino.

Esse trabalho será desempenhado pelo Bloco da Saúde – Prevenção e Carnaval, que contará com 20 pessoas, que chegarão cedo às concentrações dos blocos, informou a gerente da Divisão de DST da Semusa, Carollina Araújo. Durante o pit stop, a equipe da Semusa contou com o apoio da Semtran, Polícia Rodoviária Federal e também de alguns grupos de carnaval como a Banda do Vai Quem Quer, que animou o evento.

“Orientar aos brincantes sobre a necessidade e a importância de se prevenir contra doenças como aids, HPV e hepatites virais é uma forma de promover saúde pública”, destacou Cleveland Rodrigues Heron, secretário adjunto da Semusa.

Ele ressalta que os brincantes “não devem se esquecer de que, durante o carnaval, é quando há a maior incidência de euforia, bebidas e também maior contaminação de quem não se previne e nem se conscientiza”.

Já Niedna Gontijo, coordenadora do Grupo Gay de Rondônia, também presente ao lançamento do Bloco da Saúde, lembrou que a entidade sempre foi parceira de iniciativas como essa, “muito boa porque nessa época ocorrem os maiores índices de contaminação. É importante que tenhamos campanhas em todos os grandes eventos”. Seu grupo reúne membros de Porto Velho e Jaci Paraná.

Fonte:  Comdecom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregou duas salas de procedimentos no Centro de Especialidades Médi

Rondônia avança no controle da malária com tratamento eficaz em dose única, fortalecendo controle da transmissão no estado

Rondônia avança no controle da malária com tratamento eficaz em dose única, fortalecendo controle da transmissão no estado

Rondônia avança no enfrentamento à malária ao implementar, entre 2024 e 2025, o uso da tafenoquina (medicamento inovador em dose única para tratar a

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Com a estratégia de fortalecer o monitoramento das síndromes respiratórias, garantir detecção precoce e manter a capacidade de resposta do Sistema Ú

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)