Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Bloco da Saúde distribuirá preservativos e orientações



Durante o carnaval, agentes da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) visitarão os locais de concentração dos blocos para, antes de iniciarem seus desfiles, receberem informativos e orientações sobre prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis como aids, HPV e hepatites virais.

Antecipando-se às festas propriamente ditas, esses agentes realizaram na manhã desta sexta-feira (24), no cruzamento da avenida Sete de Setembro com a Governador Jorge Teixeira, pit stop em que orientaram condutores de veículos, de automóveis a carretas, além de distribuírem preservativos masculino e feminino.

Esse trabalho será desempenhado pelo Bloco da Saúde – Prevenção e Carnaval, que contará com 20 pessoas, que chegarão cedo às concentrações dos blocos, informou a gerente da Divisão de DST da Semusa, Carollina Araújo. Durante o pit stop, a equipe da Semusa contou com o apoio da Semtran, Polícia Rodoviária Federal e também de alguns grupos de carnaval como a Banda do Vai Quem Quer, que animou o evento.

“Orientar aos brincantes sobre a necessidade e a importância de se prevenir contra doenças como aids, HPV e hepatites virais é uma forma de promover saúde pública”, destacou Cleveland Rodrigues Heron, secretário adjunto da Semusa.

Ele ressalta que os brincantes “não devem se esquecer de que, durante o carnaval, é quando há a maior incidência de euforia, bebidas e também maior contaminação de quem não se previne e nem se conscientiza”.

Já Niedna Gontijo, coordenadora do Grupo Gay de Rondônia, também presente ao lançamento do Bloco da Saúde, lembrou que a entidade sempre foi parceira de iniciativas como essa, “muito boa porque nessa época ocorrem os maiores índices de contaminação. É importante que tenhamos campanhas em todos os grandes eventos”. Seu grupo reúne membros de Porto Velho e Jaci Paraná.

Fonte:  Comdecom

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)