Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Belém: O maior congresso do Norte de doenças do sangue



Especialistas em diagnóstico e tratamento das doenças do sangue, os hematologistas e hemoterapeutas brasileiros, em especial do Norte do Brasil, reúnem-se com médicos de países da Bacia Amazônica em Belém do Pará, dias 26 e 27 de maio, no III Congresso Pan-Amazônico de Hematologia e Hemoterapia e IV Encontro Anual de Glóbulos Vermelhos e Ferro.

Em destaque, a transfusão de sangue em três esferas: nas fronteiras; o difícil acesso da região Amazônica; e a transfusão em ambiente com alta prevalênca do vírus da hepatite e de outras doenças como malária. Também serão discutidos os desafios da captação de doadores de sangue e o tratamento dos pacientes com anemias, linfomas, leucemias e doença de Gaucher.

De acordo com o hematologista Carmino de Souza, presidente da entidade organizadora, a Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), são esperados mais de mil profissionais da área e de outros segmentos como enfermagem, biomedicina, farmácia, farmácia-bioquímica, odontologia, fisioterapia, psicologia, assistência social e gestão. “Esta é a oportunidade de realizar o intercâmbio científico e promover o desenvolvimento da especialidade no Norte do País”, destaca.

O encontro conta com o apoio da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), responsável por suprir a demanda por bolsas de sangue dos 218 hospitais do estado, sendo 85 em Belém. são coletadas diariamente cerca de 250 bolsas de sangue para atender uma média diária de 300 solicitações transfusionais da rede hospitalar. Segundo a presidente do serviço e da Comissão Organizadora Local do Pan-Amazônico, Luciana Maria Cunha Maradei, o III Pan é um importante evento científico internacional que não se limitará a hematologia e hemoterapia. “Será um congresso multidisciplinar com outras especialidades que também atendem pacientes hematológicos”, disse. As inscrições ainda não foram encerradas. Acesse www.panamazonico.com.br

Prêmio João Carlos Pina Saraiva

A diretoria da ABHH criou o Prêmio João Carlos Pina Saraiva de melhor trabalho científico do III Congresso Pan-Amazônico na categoria pôster, única forma de apresentação científica do encontro. Ao todo, há mais de 100 trabalhos inscritos no encontro.

A escolha do nome de Dr. Saraiva é uma homenagem ao diretor de comunicação da entidade, responsável pela concepção do Pan-Amazônico e por suas contribuições à hematologia nacional, em especial, na cidade de Belém, sede do Congresso este ano, do qual o especialista é presidente de honra.

Serviço

III Congresso Pan-Amazônico de Hematologia e Hemoterapia e IV Encontro Anual de Glóbulos Vermelhos e Ferro.
Data: 25 e 26 de maio
Horário: 9h às 18h
Local: Hangar Centro de Convenções - Av. Dr. Freitas S/N


Fonte: Tatiana Almeida
 

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais