Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Barco Saúde parte em direção à região do Baixo Madeira levando a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Estimativa é imunizar cerca de 7 mil pessoas em três distritos ribeirinhos


Estimativa é imunizar cerca de 7 mil pessoas em três distritos ribeirinhos - Gente de Opinião
Estimativa é imunizar cerca de 7 mil pessoas em três distritos ribeirinhos

A esperança volta a ganhar as águas do rio Madeira. O Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho partiu, no último domingo (15), para mais uma viagem com destino a três comunidades ribeirinhas. A nova expedição tem como principal objetivo levar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

Ao todo, serão oito dias de viagem atendendo os distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, todos na região do baixo Madeira. Na bagagem, a estimativa de vacinar cerca de 7 mil pessoas. “Estamos trabalhando com o número de vacinados na primeira visita. Além disso, vamos garantir, com a dose única, a imunização daqueles que ainda não estão vacinados. O desejo é garantir que todos consigam completar o seu esquema vacinal”, explica a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini.

Diversos serviços na área da saúde serão oferecidos às comunidades ribeirinhasDiversos serviços na área da saúde serão oferecidos às comunidades ribeirinhasAlém da imunização contra a Covid-19, a Prefeitura também está levando vacinas contra a gripe (H1N1) e diversos atendimentos na área da saúde, como enfermagem, clínica geral, ginecologia, inserção e retirada de DIU e dispensação de medicamentos.

A ação é coordenada pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) do Município que contará, ainda, com apoios da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Base Aérea. Ao todo, a expedição conta com 34 pessoas.

Fabíola Barros, diretora do DAB, detalha algumas novidades da nova expedição. “Vamos fazer o retorno dos atendimentos aos moradores consultados na primeira visita, além de atender a todos que, por ventura, precisem de algum novo serviço médico. Também estamos levando outras especialidades que foram identificadas durante a primeira expedição”, explica.

Entre as novas especialidades estão a ortopedia, pediatra, atendimento psicológico, nutricional e odontológico.

Serão oito dias de viagem atendendo os distritos do baixo MadeiraSerão oito dias de viagem atendendo os distritos do baixo MadeiraDevido ao atual período de seca na região amazônica, a Prefeitura de Porto Velho optou por adiantar a viagem em alguns dias. Devanildo Santana, secretário adjunto da Secretaria Geral de Governo (SGG), esteve no momento da partida representando o prefeito Hildon Chaves. “Optamos por partir nesse momento enquanto o rio Madeira continua navegável. A alteração não terá impacto no ciclo vacinal dos moradores, visto que já estamos no prazo para a aplicação da segunda dose. É um ato histórico que alcança nossa população ribeirinha num momento de prioridade da saúde pública”, finaliza.

CRONOGRAMA

Conforme a programação, nos dias 16 e 17 o atendimento chega à comunidade de São Carlos e adjacências.

Nos dias 18 e 19 é a vez do distrito de Nazaré e redondezas. E nos dias 20 e 21 a expedição desembarca na comunidade de Calama e região próxima.

A data de retorno do Barco Saúde está prevista para o dia 23 de agosto.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)