Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Banda do Vai Quem Quer já está no ‘Pré-Carnaval – dê um pulo no Hemocentro’


O Hemocentro de Rondônia convoca doadores de sangue em caráter de urgência. O estoque do banco de sangue está baixo e só na capital, Porto Velho, diariamente pelo menos dez pacientes fazem transfusões de fatores negativos.

Pensando em abastecer o banco de sangue e atender todas as demandas de Rondônia, o Governo Estadual promoverá na próxima quinta-feira (15), às 8h, no Espaço Alternativo, o Pré-Carnaval – dê um pulo no hemocentro. A iniciativa visa atender essas necessidades do período de férias e também dos dias de folia.

Gente de Opinião

Blocos carnavalescos e escolas de samba já foram convocados. É o caso da ‘Banda do Vai Quem Quer’, que aderiu à iniciativa e promete fazer a lição de casa. Segundo sua diretoria, os foliões já estão sendo convocados para abastecer o banco de sangue.

A Banda é considerada o maior bloco carnavalesco da região norte do Brasil. Dados da polícia revelam que ela arrasta mais de 100 mil foliões pelas principais ruas de Porto Velho.

De acordo com a presidente da Banda, Siça Andrade, outros blocos também estão aderindo essa iniciativa. Está havendo grande mobilização nas redes sociais. Siça sabe bem o que é precisar de sangue para viver. Seu tipo de sangue é O negativo e ela já precisou de transfusão.

“Eu já precisei de sangue e sei como é complicado encontrar doadores. Meu tipo é ainda mais difícil e temos que contar com a solidariedade de outras pessoas. A Banda não medirá esforços para atender essas necessidades. Estamos convocando todos os foliões para dar um pulo no hemocentro”, enfatizou Siça.

A Banda também está doando camisetas de edições passadas. O doador receberá na quinta-feira, após sua doação, uma camiseta de recordação da ‘Banda do Vai Quem Quer’.

 DOAÇÃO DE SANGUE

► Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, no mínimo 50 kg e portar documento de identificação com foto, por exigência do Ministério da Saúde (MS).

► No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portar documento de identificação oficial e original dos pais, além de autorização formal.

Gente de Opinião

Antes da folia, a solidariedade humana


Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Arquivo Pessoais
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)