Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Banda do Vai Quem Quer já está no ‘Pré-Carnaval – dê um pulo no Hemocentro’


O Hemocentro de Rondônia convoca doadores de sangue em caráter de urgência. O estoque do banco de sangue está baixo e só na capital, Porto Velho, diariamente pelo menos dez pacientes fazem transfusões de fatores negativos.

Pensando em abastecer o banco de sangue e atender todas as demandas de Rondônia, o Governo Estadual promoverá na próxima quinta-feira (15), às 8h, no Espaço Alternativo, o Pré-Carnaval – dê um pulo no hemocentro. A iniciativa visa atender essas necessidades do período de férias e também dos dias de folia.

Gente de Opinião

Blocos carnavalescos e escolas de samba já foram convocados. É o caso da ‘Banda do Vai Quem Quer’, que aderiu à iniciativa e promete fazer a lição de casa. Segundo sua diretoria, os foliões já estão sendo convocados para abastecer o banco de sangue.

A Banda é considerada o maior bloco carnavalesco da região norte do Brasil. Dados da polícia revelam que ela arrasta mais de 100 mil foliões pelas principais ruas de Porto Velho.

De acordo com a presidente da Banda, Siça Andrade, outros blocos também estão aderindo essa iniciativa. Está havendo grande mobilização nas redes sociais. Siça sabe bem o que é precisar de sangue para viver. Seu tipo de sangue é O negativo e ela já precisou de transfusão.

“Eu já precisei de sangue e sei como é complicado encontrar doadores. Meu tipo é ainda mais difícil e temos que contar com a solidariedade de outras pessoas. A Banda não medirá esforços para atender essas necessidades. Estamos convocando todos os foliões para dar um pulo no hemocentro”, enfatizou Siça.

A Banda também está doando camisetas de edições passadas. O doador receberá na quinta-feira, após sua doação, uma camiseta de recordação da ‘Banda do Vai Quem Quer’.

 DOAÇÃO DE SANGUE

► Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, no mínimo 50 kg e portar documento de identificação com foto, por exigência do Ministério da Saúde (MS).

► No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portar documento de identificação oficial e original dos pais, além de autorização formal.

Gente de Opinião

Antes da folia, a solidariedade humana


Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Arquivo Pessoais
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)