Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Banda do Vai Quem Quer já está no ‘Pré-Carnaval – dê um pulo no Hemocentro’


O Hemocentro de Rondônia convoca doadores de sangue em caráter de urgência. O estoque do banco de sangue está baixo e só na capital, Porto Velho, diariamente pelo menos dez pacientes fazem transfusões de fatores negativos.

Pensando em abastecer o banco de sangue e atender todas as demandas de Rondônia, o Governo Estadual promoverá na próxima quinta-feira (15), às 8h, no Espaço Alternativo, o Pré-Carnaval – dê um pulo no hemocentro. A iniciativa visa atender essas necessidades do período de férias e também dos dias de folia.

Gente de Opinião

Blocos carnavalescos e escolas de samba já foram convocados. É o caso da ‘Banda do Vai Quem Quer’, que aderiu à iniciativa e promete fazer a lição de casa. Segundo sua diretoria, os foliões já estão sendo convocados para abastecer o banco de sangue.

A Banda é considerada o maior bloco carnavalesco da região norte do Brasil. Dados da polícia revelam que ela arrasta mais de 100 mil foliões pelas principais ruas de Porto Velho.

De acordo com a presidente da Banda, Siça Andrade, outros blocos também estão aderindo essa iniciativa. Está havendo grande mobilização nas redes sociais. Siça sabe bem o que é precisar de sangue para viver. Seu tipo de sangue é O negativo e ela já precisou de transfusão.

“Eu já precisei de sangue e sei como é complicado encontrar doadores. Meu tipo é ainda mais difícil e temos que contar com a solidariedade de outras pessoas. A Banda não medirá esforços para atender essas necessidades. Estamos convocando todos os foliões para dar um pulo no hemocentro”, enfatizou Siça.

A Banda também está doando camisetas de edições passadas. O doador receberá na quinta-feira, após sua doação, uma camiseta de recordação da ‘Banda do Vai Quem Quer’.

 DOAÇÃO DE SANGUE

► Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, no mínimo 50 kg e portar documento de identificação com foto, por exigência do Ministério da Saúde (MS).

► No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portar documento de identificação oficial e original dos pais, além de autorização formal.

Gente de Opinião

Antes da folia, a solidariedade humana


Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Arquivo Pessoais
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)