Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Banco de sangue pede auxilio de doadores


 

“Estamos necessitando de ajuda, pois tivemos uma baixa de doadores e uma consequente baixa no estoque”, sensibiliza Cássia de Azevedo, da captação de doadores da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Estado de Rondônia (Fhemeron). "Para poder trabalhar temos que ter a média de 100 doações por dia e não estamos tendo isso”, ressalta a assistente social.
 
“A solicitação de sangue e componentes sanguíneos é de vital importância para salvar vidas e evitar complicações em cirurgias de grande porte”, afirma Juan Carlos Boado, diretor clínico do Hospital de Base Ary Pinheiro. 

Ele explica que pelo fato de o HB ser referencia em Rondônia, no sul do Amazonas, norte do Mato Grosso e Acre, a necessidade de sangue é triplicada. “Por este motivo precisamos que a população seja consciente para doar sangue, uma vez que cada doador pode, também, ele mesmo precisar no futuro”, ressalta o cirurgião.

Com o pai na sala cirúrgica, a consultora de vendas Francielle de Oliveira compareceu ao banco de sangue para fazer uma doação direcionada. “Vou doar para meu pai, mas pretendo virar doadora. Acho que a vida é a motivação mais importante”, relata.

A psicóloga da captação, Edna Mello, conta que quando é um parente, há uma mobilização da família. “Não deve ser só nessas ocasiões, as pessoas devem ser mais solidárias”, observa a psicóloga.

Para a professora Maiara Lima, o fato de ajudar outras pessoas já é algo gratificante. “Acho que é válida doar sangue, ao menos pela experiência”, incentiva a educadora.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Envelhecimento saudável: como a alimentação amazônica pode ajudar na saúde dos ossos

Envelhecimento saudável: como a alimentação amazônica pode ajudar na saúde dos ossos

Rondônia ocupa hoje o 2º lugar no ranking da região Norte em envelhecimento populacional, segundo o último Censo do IBGE. O estado já conta com 36,8

Fiscalização e transparência: TCE-RO ouve população e profissionais, destaca melhorias e problemas na saúde de Porto Velho

Fiscalização e transparência: TCE-RO ouve população e profissionais, destaca melhorias e problemas na saúde de Porto Velho

Neste domingo de fiscalização, 28 de setembro, a equipe do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve em 4 unidades da rede pública de

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)