Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Banco de sangue pede auxilio de doadores


 

“Estamos necessitando de ajuda, pois tivemos uma baixa de doadores e uma consequente baixa no estoque”, sensibiliza Cássia de Azevedo, da captação de doadores da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Estado de Rondônia (Fhemeron). "Para poder trabalhar temos que ter a média de 100 doações por dia e não estamos tendo isso”, ressalta a assistente social.
 
“A solicitação de sangue e componentes sanguíneos é de vital importância para salvar vidas e evitar complicações em cirurgias de grande porte”, afirma Juan Carlos Boado, diretor clínico do Hospital de Base Ary Pinheiro. 

Ele explica que pelo fato de o HB ser referencia em Rondônia, no sul do Amazonas, norte do Mato Grosso e Acre, a necessidade de sangue é triplicada. “Por este motivo precisamos que a população seja consciente para doar sangue, uma vez que cada doador pode, também, ele mesmo precisar no futuro”, ressalta o cirurgião.

Com o pai na sala cirúrgica, a consultora de vendas Francielle de Oliveira compareceu ao banco de sangue para fazer uma doação direcionada. “Vou doar para meu pai, mas pretendo virar doadora. Acho que a vida é a motivação mais importante”, relata.

A psicóloga da captação, Edna Mello, conta que quando é um parente, há uma mobilização da família. “Não deve ser só nessas ocasiões, as pessoas devem ser mais solidárias”, observa a psicóloga.

Para a professora Maiara Lima, o fato de ajudar outras pessoas já é algo gratificante. “Acho que é válida doar sangue, ao menos pela experiência”, incentiva a educadora.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

O primeiro choro de um bebê, o sorriso emocionado de uma mãe e o olhar atento de profissionais que dedicam a vida a cuidar de novos começos. É assim q

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Morador do bairro Marcos Freire em Porto Velho, o aposentado Raimundo Edson, 71, pela primeira vez terá atendimentos de saúde com qualidade perto de s

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

O prefeito Léo Moraes inaugurou neste sábado (14) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dr. José Adelino da Silva, no bairro Marcos Freire, na z

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)