Quarta-feira, 4 de julho de 2018 - 07h11
A carreta do “Projeto Roda Hans” iniciou os atendimentos em frente a Unidade de Saúde da Família (PSF), no Bairro Socialista, na manhã desta terça-feira,3, e encerra nesta quarta-feira,4, no final da tarde.
Na quinta-feira, 5, a carreta atenderá na Unidade de Saúde Castanheira (manhã e tarde). E na sexta-feira, 6, o atendimento será em frente ao Centro Político Administrativo (CPA). Devido ao jogo do Brasil nesse dia, o atendimento será apenas na parte da manhã.
Esta é a primeira vez que essa ação, promovida pelo Ministério da Saúde, é realizada em Porto Velho. O trabalho é efetuado em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) e com Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).
A carreta é equipada com cinco consultórios e um laboratório. Os médicos e técnicos que estão realizando os atendimentos são todos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que receberam capacitação semana passada.
Na manhã desta terça-feira, cerca de 40 pessoas passaram pela triagem realizada por técnicos do Centro Universitário IESB, um dos parceiros da ação. Após o teste de glicemia e aferição de pressão feito pelos técnicos, o paciente entra na carreta para ser consultado e realizar o exame de baciloscopia para hanseníase.
“Neste primeiro dia foi confirmado, por meio dos exames, um caso de hanseníase. O paciente já saiu com a medicação. Ele dará continuidade ao tratamento na unidade de saúde mais próxima de sua residência”, afirmou a coordenadora do Programa de Combate à Hanseníase, enfermeira Adriani Castro.
Qualquer pessoa que possua mancha esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada, que seja dormente, deve procurar a carreta para realizar uma consulta médica, levando consigo o cartão do SUS.
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia começou com grande adesão do público e clima de entusiasmo no Anfiteatro Dra. Maria Silvia

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje
O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial
No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos
Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)