Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Bairro Nacional terá Unidade de Saúde Familiar de alta qualidade


 
A Prefeitura Municipal de Porto Velho já recebeu e, em breve, deverá tomar todas as providências para inaugurar uma nova unidade de saúde no bairro Nacional. Trata-se da Unidade de Atenção Básica à Saúde Familiar Senador Ronaldo Aragão, uma construção de 700 m2 que, além da alta qualidade das instalações, irá proporcionar todo tipo de atendimento familiar e preventivo, afora contar com especialidades e laboratórios que serão exemploBairro Nacional terá Unidade de Saúde Familiar de alta qualidade - Gente de Opinião para a saúde pública. O investimento, derivado das compensações sociais do Consórcio Santo Antônio, foi, inicialmente, previsto em R$ 900 mil, porém, com as exigências e adaptações que não constavam do projeto e a fiscalização da Prefeitura exigiu chegaram ao valor total de R$ 1,1 milhão. Como resultado se terá uma unidade cuja qualidade da construção e sua funcionalidade representará uma verdadeira revolução na prestação de serviços naquele setor da cidade. O bairro Nacional terá um atendimento de saúde de primeira linha.

Uma nova realidade na saúde do bairro Nacional

A nova unidade de saúde familiar realizada com recursos do Consórcio Santo Antônio se destaca pela qualidade da construção e a funcionalidade do projeto. Deve-se ao cuidado e a atenção do prefeito e, em especial, ao olhar atento tanto do secretário Williames Pimentel quanto da fiscalização da obra a busca de aprimorar a construção que foi entregue com um padrão de alta qualidade com uma relação custo benefício, sem dúvida, otimizada. É preciso ressaltar que a preocupação tem razão de ser, de vez que, o bairro Nacional, apesar de tradicionalmente, ser uma área de preocupação para a saúde era atendido pela Policlínica Ana Adelaide, que esta um pouco fora do rota do serviço público de transporte, e pelo Cemetron, pois, ficava mais perto ir para lá de ônibus. A previsão é de que, inicialmente, se atenda uma população cadastrada em volta de 20 mil pessoas, ou seja, uma previsão de 400 mil atendimentos/ano. A nova unidade dota o local de consultório médico, sala de imunização, consultório odontológico, sala de procedimentos de enfermagem, sala para triagem (verificar pressão, peso, altura), laboratório para análises clínicas e bioquímicas, recepção para o serviço de atendimento médico e estatístico, farmácia com medicação básica, copa, banheiros (um adaptado para portadores de necessidades especiais), e sala para a direção. Foi construída numa área de 1,6 mil metros quadrados e, além da população local, atenderá também os bairros adjacentes e as comunidades localizadas na outra margem do rio Madeira. A Unidade de Atenção Básica à Saúde Familiar Senador Ronaldo Aragão reforça com ações de saúde as fragilidades relacionadas a saneamento ambiental (doenças de veiculação hídrica e/ou relacionadas ao contexto do saneamento básico), de vez que 93,35 da água para consumo é proveniente de poço ou nascente, do lixo 80,23% é coletado pela coleta publica e é baixíssima a oferta de esgotamento sanitário O objetivo é o dar atenção a toda a fase da vida da população assistida.

Fonte: Igor Leitão/Usina de Ideias
 

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr