Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Bairro Nacional receberá Unidade de Saúde em dezembro


4 mil famílias são atendidas
em casa pelas equipes Saúde da Família


A construção da nova Unidade de Saúde Ronaldo Aragão, bairro Nacional, localizada na estrada do Belmont, é um projeto com área construída de 405 m2, e a obra está visivelmente avançada. Com alicerces, parte das paredes levantadas e a mão-de-obra disponibilizada de quase 30 trabalhadores envolvidos diretamente no serviço predial, a secretaria municipal de Saúde (Semusa), faz uma previsão de entrega da nova unidade à população para o início do mês dezembro.

A obra foi liberada após regularização da área, sendo que a construção começou há quarenta dias, com a participação dos moradores do bairro e que foram contratados com prioridade pela empresa executora da obra. Ao todo são 26 funcionários da localidade, que realizam atividades como pedreiros, carpinteiros, armadores de ferragens, o encarregado da obra e oito mulheres da comunidade que atuam como ajudantes de pedreiro. “As mulheres são altamente eficientes e contribuem com a agilidade no andamento da obra” – elogiou o encarregado da
.
Um exemplo é a ex-dona de casa Maria de Jesus Florêncio, que há 14 anos não trabalhava com carteira assinada e encontrou na construção da unidade uma oportunidade de emprego. Fez entrevista e teve prioridade para ser contratada por ser moradora do bairro. “Trabalho feliz por saber que estou construindo um prédio que será utilizado por nós e vai atender centenas de pessoas do bairro, com cuidados a saúde” – disse.

Atendimento

O antigo prédio da unidade não foi demolido e atualmente funciona somente para coleta de exames de malária, realizados diariamente e com plantões nos finais de semana. O trabalho que era realizado na unidade, parte dele está sendo feito numa área do Pronto Atendimento Ana Adelaide, com serviços ambulatoriais, exames e acolhimento às famílias cadastradas e assistidas através das equipes da família. O acolhimento a população no bairro Nacional está ocorrendo naturalmente, cerca de 4 mil famílias cadastradas continuam recebendo visitas domiciliares dos profissionais que compõem as quatro equipes do programa saúde da família. Este trabalho significa o atendimento em casa feito por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, dentistas e 14 agentes comunitários.

Ana Adelaide

Na unidade localizada dentro do Pronto Atendimento Ana Adelaide, está funcionando o laboratório, coleta de exames preventivos, do pezinho, grupo de hiperdia, atendimento ao adolescente, entre outros serviços. Segundo a diretora da unidade, Maria Aparecida Saraiva, mesmo em processo de mudança, a ampliação do serviço à comunidade, de acordo com o planejamento da gestão não sofrerá alterações, tanto que no dia 31 (terça-feira), a unidade atenderá com exames de ultrassonografia. “Este mês a equipe de profissionais da unidade, realizou no bairro junto à comunidade uma ação de prevenção a dengue, com eliminação dos criadouros. Também foi trabalhado durante uma semana orientações quanto a amamentação e avaliação nutricional para o atendimento ao programa Bolsa Escola” - disse.

O secretário municipal de saúde Williames Pimentel, disse que “a aquisição do terreno e a celeridade da obra, demonstram o compromisso que a prefeitura tem com a comunidade e que o benefício será bem maior com as novas instalações” O secretário ressaltou ainda, “que a obra é tão significativa e planejada que a mão-de-obra utilizada é da própria comunidade, que muito tem contribuído com a promoção da saúde no ambiente. Este ano estaremos entregando para comunidade, a nova unidade de saúde e festejando este grande benefício com quem merece: -a comunidade”, finalizou.

Fonte: Aurimar Lima
 

Mais Sobre Saúde