Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Bairro Ayrton Sena recebe I mutirão contra a Cárie



Os moradores do bairro Ayrton Sena na Zona Leste terão atendimento dentário através do I Mutirão contra a Cárie Dentária, realizado pela prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Saúde, entre os dias 13 e 19 do agosto. Na ocasião, poderão receber acompanhamento à saúde bucal e o atendimento de odontologia.

Uma equipe de saúde da família já esteve indo de casa em casa para verificar as necessidades, o objetivo principal é atende a família, porém, devido muitos casos graves, foram detectado em crianças, “detectaram que existiam casos de obturação, canal e até mesmo remoção do dente de muitas crianças, e por isso estamos dando prioridade a estes casos, visando restabelecer o equilíbrio entre os processos de perda e ganho de minerais dos dentes, paralisar ou reduzir o progresso das lesões”, afirma Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa, responsável pelo projeto.

No sábado, 13 de agosto uma grande mobilização com agentes comunitários e a associação de moradores do bairro Ayrton Sena, estarão no campo de futebol na Rua Maquilarem às 09h grupo de agente e dentistas vão atender a população tirando raios x, removendo cáries e fazendo canais e em últimos casos remoção. A equipe de saúde estará dividida, sendo que uma parte dos profissionais estará desenvolvendo ações de prevenção à cárie dentaria distribuindo folders e kits odontológicos, escovação supervisionada, aplicação de flúor, apresentação de teatro de bonecos em fantoches e palestras educativas, outra equipe irá fazer a verificação de glicemia, exame que verifica o Diabetes, a medição da pressão arterial e a emissão de cartão do Sistema Único de Saúde - SUS.

Durante a semana os moradores do bairro também poderão ser atendidos na policlínica José Adelino, os atendimentos individuais também poderão ser feitos na unidade de saúde, já os coletivos na comunidade.

Fonte: Rebeca Barca

 

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr