Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Atuação do TCE na governança da saúde é tema de palestra no Encontro de Direito Médico de RO


Atuação do TCE na governança da saúde é tema de palestra no Encontro de Direito Médico de RO - Gente de Opinião

Com o tema “A atuação do Tribunal de Contas na governança/gestão da saúde”, será realizada na amanhã, sexta-feira, às 20h30, no auditório do Tribunal de Justiça (TJ-RO), palestra do conselheiro do TCE-RO, Benedito Antônio Alves, dentro da programação do VI Encontro de Direito Médico, que busca debater assuntos relativos aos serviços de saúde em Rondônia.

Relator da área de saúde no âmbito estadual, o conselheiro Benedito considera o evento uma boa oportunidade para debater uma realidade que afeta significativamente as finanças públicas e está diretamente relacionada ao direito fundamental do cidadão por uma saúde pública de melhor qualidade.

Nesse sentido, serão abordadas ações desenvolvidas pelo TCE rondoniense, especialmente aquelas com foco na disseminação de boas práticas de gestão e governança pública, que visam permitir aos gestores aplicar corretamente os recursos na saúde e, ao mesmo tempo, atender outras demandas e obrigações constitucionais, decorrentes das demais funções de governo.

Além da apresentação do conselheiro Benedito Alves, o VI Encontro de Direito Médico, que será aberto às 14h, tem em sua programação palestras com o desembargador Isaias Fonseca Moraes, vice-presidente do TJ-RO, que abordará a “Organização Social na área de Saúde”; e com o presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Cleiton Bach, que falará sobre “Os direitos do médico sob a ótica do Código de Ética”.

Ao final acontece uma mesa de discussão que abordará o tema “A judicialização da Medicina”, com a participação dos três palestrantes, além da promotora de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Rosângela Marsaro Protti, titular da Promotoria de Defesa da Saúde da Capital, e de um representante da Unimed-Rondônia.

O evento tem como público-alvo médicos, advogados, estudantes de medicina e de direito, mas é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos seguintes endereços eletrônicos: www.direitomedicorondonia.com e facebook.com/encontrodireitomedico.

Fonte: Ascom TCE-RO

 

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Edital 019 do processo

ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara

ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara

O município de Corumbiara, localizado na região Cone Sul de Rondônia, recebe no próximo sábado, dia 17 de maio, mais uma edição das Campanhas Combon

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação na área da saúde, em municípios da região Central do Estado e

Gente de Opinião Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)